Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araújo

Os dois frontispícios que ficavam instalados na parte superior do Palácio Araguaia, que foram retirados no segundo semestre de 2006 e tinham destino desconhecido até agora, foram encontrados na manhã desta sexta-feira, 29, em uma antiga casa de madeira, localizada ao lado da Residência Oficial do Governador. A busca foi comandada pelo secretário-chefe da Casa Militar, coronel Wesley de Castro, a quem cabe manter a segurança da área em questão.

Após telefonema anônimo, informando a localização exata dos frontispícios, foi empreendida a busca no final da manhã. O que se encontrou foram dois cômodos repletos de metal, não sendo possível identificar quais partes compunham as esferas propriamente e quais formavam seus adornos laterais, demonstrando que o material foi desmontado sem o mínimo cuidado necessário. Sobre o material, havia uma considerável quantidade de entulhos de madeira.

A casa de madeira onde se encontravam os frontispícios, datada dos primeiros anos da construção de Palmas, teve as suas janelas de vidro lacradas com tapumes de madeira pelo lado interno e por tábuas com prego pelo lado externo, de modo a não ser possível visualizar seu interior ou adentrar o local.

Como nem a Casa Militar nem a empreiteira responsável pelas obras de Residência Oficial tinham em seu poder as chaves da casa de madeira, foi necessária a presença de um chaveiro para abrir o cadeado da porta de entrada.

Agora encontrados, o domínio dos frontispícios caberá à Fundação Cultural do Estado, que determinará a destinação adequada do material.

Fonte: Secom