Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Fabiola Dias

O presidente do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Stalin Beze Bucar, recebeu na tarde desta segunda-feira, 01, em seu gabinete, em Palmas 32 indígenas Xerentes. A audiência teve como objetivo solicitar o parecer técnico do orgão sobre a Licença Ambiental da Investco, empresa responsável pela UHE - Usina Hidrelétrica de Lajeado, e ainda o apoio para a continuidade do Procambix – Programa de Compensação Ambiental Xerente pela construção da Usina.

Representados pelo presidente da Associação Indígena Akwê, Ribamar Xerente, os participantes solicitaram do órgão o acesso ao parecer técnico para licença ambiental e ainda incluso no documento, uma avaliação socioambiental da comunidade indígena afetada pela obra.

“O Naturatins está tendo essa discussão para fazer da forma mais amigável possível, só que existem algumas limitações jurídicas que não cabe ao Naturatins, como atrelar a continuidade do programa à Licença Ambiental,” afirmou o presidente do Naturatins, Stalin.

Os repasses do Procamcabix terminaram no final de 2009 para incentivo a sustentabilidade da comunidade indígena da região.

Fonte: Ascom Naturatins