Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Abreu Jr.

O governador Carlos Henrique Gaguim anunciou a abertura do curso Técnico de Zootecnia no Colégio Agropecuário de Natividade, na região Sudeste do Estado, gerido pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. O colégio funciona desde 1984 e oferecia apenas o curso Técnico em Agropecuária. Atualmente, no lugar estudam 90 alunos do Tocantins e de outros Estados como a Bahia, por exemplo.

O anúncio do novo curso aconteceu durante as ações da Caravana Acelera Tocantins iniciadas nesta quinta-feira, 4, e atende a uma reivindicação antiga dos moradores de Natividade.

De acordo com a secretária de Ciência e Tecnologia, Maria Fernanda Varanda Carneiro, o curso tem o objetivo de qualificar profissionais para atuar nas áreas de avicultura, suinocultura, bovinocultura, aquicultura, além de outras que existem na região ou que possam ser implantadas com o auxílio dos futuros técnicos em Zootecnia.

O início do curso está previsto para o mês de agosto e 30 vagas vão ser ofertadas. Através de convênio a ser assinado entre o Governo do Estado e o Governo Federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/PAR Brasil Profissionalizado vão ser investidos R$ 482.897,00 para aquisição de mobiliários e equipamentos para o alojamento e dormitórios; mobiliários para a cozinha e refeitório, e ainda compra do acervo bibliográfico.

Outro convênio no valor de R$ 1,495 milhão a ser assinado entre os governos Estadual e Federal prevê a reforma e ampliação do Colégio Agropecuário. De Natividade a caravana vai a São Valério, depois a Chapada, passa também em Almas e finaliza o dia em Porto Alegre do Tocantins.

Fonte: Secom