Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e senadora, Kátia Abreu (DEM), recebeu em seu gabinete, em Palmas, na manhã desta sesta-feira, 05, a imprensa do Tocantins para uma entrevista coletiva.

Na ocasião, a democrata falou sobre questões agrárias, sucessão presidencial e sobre o lançamento do programa Observatório das Inseguranças Jurídicas no Campo, promovido pelo Instituto CNA e que será lançado no próximo dia 9 de fevereiro, às 19h30, em Brasília (DF).

A senadora comentou sobre as funções do Observatório, que irá atuar no sentido de transformar as disputas entre Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e fazendeiros, mapeando terras em situação irregular (empossadas, invadidas, sem documentação ou com ações de reintegração de posse).

Para exemplificar, Kátia Abreu citou o Estado de Mato Grosso que, segundo ela, possui 2,3 milhões de hectares de fazendas em litígio, dificultando, assim, as negociações dessas áreas. “O observatório contará com uma estrutura envolvendo as federações agrícolas dos estados do TO, MA, BA, PA e MT que irão abrigar equipes jurídicas especializadas neste tipo de ações”, afirmou.

Política

A senadora Kátia também falou sobre uma possível composição de chapa para concorrer ao Palácio do Planalto como vice do governador de São Paulo, José Serra (PSDB). “Torço por Aécio (Neves, governador de Minas Gerais) ser vice. Se não for ele, o partido não aceita nenhum outro candidato que não seja Democrata”, disse.