Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil promove, nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Palmas, a 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil e Assistência Humanitária. A abertura oficial será às 10 horas, no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (304 Sul).

O evento propõe uma reflexão sobre as ações de defesa civil em âmbito regional, visando colaborar com a reconstrução de um sistema nacional mais eficiente, pautado na redução de riscos e prevenção de desastres. Podem participar da Conferência Estadual cidadãos tocantinenses, representantes de órgãos públicos, iniciativa privada, sociedade civil organizada, entre outros segmentos, além dos delegados municipais.

As discussões serão norteadas por quatro eixos temáticos. Para facilitar o trabalho, os participantes serão divididos em grupos para avaliação das propostas encaminhadas pelos municípios tocantinenses e formulação de um documento do Estado que será apresentado pelos representantes do Tocantins na Conferência Nacional.

A etapa nacional ocorrerá em Brasília, no dia 23 de março, com a participação de 12 delegados do Tocantins, sendo 50% representantes da sociedade civil organizada e os demais integrantes de órgãos públicos. A eleição dos delegados será realizada na Conferência Estadual.

Eixos temáticos

As conferências têm como base quatro eixos temáticos:

- desafios para a efetivação da defesa civil no século XXI: Estado, sociedade, clima, desigualdade social e desenvolvimento;

- políticas públicas de atenção integral ao cidadão: o paradigma da assistência humanitária;

- mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de Defesa Civil;

- proteção global da população.

Risco

Durante a Conferência, será apresentado o projeto “De olhos abertos para o risco”, que tem duas frentes de trabalho: a redução de acidentes domésticos, principalmente com crianças, e o fortalecimento das comunidades mais vulneráveis aos desastres naturais, por meio de informação, qualificação e mobilização da comunidade organizada para o enfrentamento de situações adversas.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente, por meio dos telefones (63) 3218-4732 e 3218-4733 e, ainda, na sede da Coordenadoria Estadual, localizada na 103 Sul, Rua SO 11, Lote 19. Quem preferir fazer a inscrição no local, deve chegar com antecedência, no dia 22, a partir das 8 horas.

Fonte: Ascom Corpo de Bombeiros