Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Palmas após o carnaval, muitas moções de pesar pelo falecimento do ator, compositor e humorista, Arnaud Rodrigues e pelo desaparecimento do funcionário público, Francisco Ribeiro da Silva, motorista do prefeito de Palmas.

O vereador Valdemar Júnior (DEM) relembrou os momentos de Arnaud como artista e participante ativo do processo legislativo da capital. Em seu discurso, Junior relembrou os nomes de Remilson Cavalcante e de seu sobrinho Rafael Aires, que resgataram as vítimas do acidente em que o artista faleceu. O vereador democrata solicitou a mesa diretora que ambos sejam homenageados pela Casa, pelos serviços prestados no caso.

Outros vereadores relembraram as ações e a amizade com o artista.

Brigada de Socorro

O vereador Fernando Rezende (DEM) ressaltou os perigos de se navegar nas águas do lago da UHE Lajeado. Para o parlamentar, é necessária a criação de uma brigada permanente de socorro às vítimas do lago, equipando a Marinha e o Corpo de Bombeiros do Estado. Rezende ressaltou que os órgão de fiscalização ambiental e econômica do lago estão devidamente equipados para trabalhar, mas que ainda faltam recursos para o resgate de vítimas de acidentes nas águas. “É preciso que se forme um fórum permanente de pessoas que cuidem de nosso lago, não só na questão ambiental”, disse em seu discurso no plenário.

Outro problema levantado na sessão, foi a falta de limpeza das profundezas do lago. O vereador Bismarque do Movimento (PT) relembrou que a empresa que cuidou da formação do lago deveria tê-lo entregue completamente limpo, mas que “ainda existem muitos tocos e árvores no fundo”. O petista ainda citou o caso da renovação da licença de atuação da Investco, segundo ele, sem o devido contato com os prefeitos do Consórcio do Lago.