Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

Representantes do grupo russo Merco Shipping e do Ministério das Relações Internacionais da Rússia estiveram reunidos com o governador Carlos Henrique Gaguim, na tarde desta segunda-feira, 1º de março, no Palácio Araguaia, em Palmas, para apresentar um projeto internacional de combate a incêndios em florestas.

Na audiência, os russos e Carlos Gaguim demonstraram interesse em firmar uma parceria que garanta a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera por meio das queimadas.

Os detalhes de uma possível parceria ainda serão discutidos, mas o ponto central do projeto apresentado ao governador é a utilização de aeronaves com tecnologia de última geração e capacidade de transportar até 15 toneladas de água para combater queimadas no Tocantins. “Durante a conferência do clima em Copenhague no final do ano passado, a meta de redução de CO2 definida pelo presidente Lula, para o futuro, foi de 60%, mas nós queremos que o Tocantins reduza 100%. Para isso essa parceria vai ser muito importante”, disse Carlos Gaguim.

Desde 1997, o grupo russo já atuou no combate às queimadas e incêndios em países como a Turquia, França, Indonésia, Itália, Portugal e na própria Rússia. Eles possuem vários modelos de aeronaves, tanto de grande como de pequeno porte, além do maior helicóptero do mundo. As aeronaves também podem ser utilizadas para o transporte de cargas e de pessoas. O projeto apresentando ao Governador prevê a implantação de um grupo de aviação internacional de combate às queimadas com o Brasil no centro das operações.

“Esperamos realizar uma troca de tecnologias e um acordo de cooperação técnica com o grupo”, explicou o secretário extraordinário de Assuntos Internacionais, Júlio Resende. Após a audiência, o grupo russo realizou uma apresentação detalhada do projeto para técnicos do Governo do Estado.

Fonte: Secom