Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Jr.Veras

Foto: Jr.Veras

Os presidentes dos sindicatos patronais de indústria, filiados à Fieto, receberam na manhã desta terça-feira, 16, em Palmas, treinamento para que possam operar os sites de suas respectivas entidades. A iniciativa, que visa modernizar os sindicatos de empregadores e fortalecer sua atuação na defesa dos interesses da indústria, faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), executado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI.

Nos sites, além de informações sobre a organização e os objetivos dos sindicatos, constarão leis, decretos e portarias que regulam cada setor da indústria, informações sobre contribuição sindical, emissão de guias de recolhimento, o dia a dia e os resultados da atuação sindical, convenções coletivas, ações preventivas sobre Segurança e Saúde do Trabalho e estudos e publicações para o setor, bem como uma série de serviços com foco na competitividade da indústria, oferecidos pela Fieto, SESI, SENAI e IEL.

“Hoje a comunicação de qualquer empresa ou sindicato precisa utilizar de todos os meios, e a internet atualmente é o mais dinâmico para fazer a divulgação de qualquer informação, principalmente porque permite atualização constante”, explica Mateus Nunes de Oliveira, da XTI, empresa parceira da CNI especializada em portais coorporativos, destacando que além dessas vantagens a ferramenta não requer muito conhecimento técnico, permite facilidade na utilização e um diálogo permanente com os usuários da ferramenta. “É um meio de comunicação com as indústrias associadas que contribui para o fortalecimento dos sindicatos patronais, permitindo que os mesmos estejam divulgando informações que possam tanto fortalecer a sua imagem, como a atuação das indústrias do setor”, completa Nunes.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Tocantins - SIG/TO, empresário Sérgio Tavares, o site é fundamental. “Percebemos que o mundo hoje não vive sem internet pela velocidade da informação e transformação. Portanto, aquele que não estiver atento as essas mudanças, e que não participar desse processo, ficará cada vez mais distante”, acredita Tavares. Ele revela que levantamento realizado junto ao setor gráfico do estado mostra que 99% das empresas gráficas estão lincadas na internet. “Não tem como ficar fora dessa realidade, pois a ferramenta é fundamental e vai, cada vez mais, acelerar a informação e servir como atrativo para o setor”, afirma.

Carlos Augusto Suzana, presidente do Sindicato das Indústrias Beneficiadoras de Arroz do Estado do Tocantins – Sindiato/TO, o site facilita o processo de comunicação com os associados. “Constantemente eles ligam na minha empresa para se informar sobre pauta, preço mínimo do arroz, preço do governo e etc. No site eles terão todas essas informações necessárias em tempo real. Isso é fantástico, há muito tempo queríamos ter essa ferramenta no nosso sindicato, e o que está acontecendo agora para nós é uma vitória”, comemora.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fieto