Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) realiza a I Conferência Regional de Saúde Mental que vai envolver os municípios de Lagoa do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, São Felix, Lajeado, Lizarda, Novo Acordo e Santa Tereza. As discussões serão nesta quarta-feira, dia 14, às 8 horas, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM).

O objetivo é a construção de um modelo de atenção psicossocial que possibilite um maior envolvimento de gestores, profissionais, usuários e familiares, nas ações de promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e socialização dos pacientes. “ A Reforma Psiquiátrica, promovida pelo Ministério da Saúde, que proporcionou uma mudança do atendimento público em Saúde Mental, requer um envolvimento maior e interação de todos os atores e setores envolvidos”, argumenta Samuel Bonilha, Secretário da Saúde de Palmas.

Rede de Atenção

De acordo com Fátima Damaso, Coordenadora de Saúde Mental da Semus, em Palmas, os portadores de transtornos mentais são atendidos na rede de atenção a saúde mental. “Contamos com equipes multiprofissionais de apoio psicossocial, compostas por médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais que trabalham com ações de promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e socialização das pessoas nos Centro de Apoio Psicossocial CAPS e CAPS Álcool e Drogas”, informa.

Segundo a coordenadora, cerca de 300 usuários são assistidos, nos CAPS, sem isolamento, garantindo o convívio com a família e a comunidade. Mais de 1.000 consultas psiquiátricas são realizadas mensalmente pela Semus, sendo essa, a porta de entrada para os demais atendimentos prestados pela rede. “É imprescindível contemplar o desenvolvimento de ações intersetoriais, com ênfase nos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho, esporte, entre outros”, frisa Fátima Damaso.

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus