Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Lia Mara

A Folia do Divino Espírito Santo de Monte do Carmo, município na região Central do Estado, visitou o Palácio Araguaia nesta sexta-feira, 16. Os foliões foram recebidos pelo governador em exercício, Eduardo Machado, que reverenciou e conduziu a bandeira, um dos principais símbolos da folia, ao interior do Palácio até o gabinete do governador.

Na ocasião, o governador destacou a importância da manifestação. “A Folia do Divino representa uma das maiores riquezas do Tocantins, é uma honra recebê-los aqui, que também é a casa de Deus e do povo”, disse o governador.

Os foliões entoaram no hall do Palácio o “Canto da Esmola”, canto tradicional comumente apresentado ao entrar em um ambiente, ao som da caixa, do pandeiro e da viola, principais instrumentos tocados na folia. Acompanhavam os foliões, o prefeito de Monte do Carmo, Gilvane Pereira do Amaral; a primeira-dama do município, Geiziane Gomes e o imperador do festejo deste ano, Antônio Carlos Pereira dos Santos.

A visita faz parte do giro, uma das atividades que compõem os festejos do Divino Espírito Santo, uma das principais manifestações culturais do Tocantins. Praticado há séculos, o giro é realizado entre 30 e 40 dias com maior evidência em municípios como Monte do Carmo e Natividade. No giro, que percorre sobretudo o sertão, os foliões levam a boa nova, a mensagem da ressurreição de Cristo, como explica o encarregado da folia, Sabino Gomes da Silva, de 30 anos.

O giro iniciou pelo sertão de Monte do Carmo e de municípios vizinhos, no dia 4 de abril e culmina em 8 de maio com uma grande festa promovida pelo imperador. Ainda na tarde desta sexta-feira os foliões visitaram a Assembleia Legislativa.

Fonte: Secom