Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Nielcen Fernandes

Durante os dias 12, 13, 14 e 15 de Abril a equipe de coordenação do Projeto Segundo Tempo, do Ministério do Esporte em parceria com a Secretaria Estadual do Esporte (SESPO), percorreu sete municípios no Norte do Estado (Araguaína, Araguanã, Darcinópolis, Santa Fé, Tocantinópolis, Wanderlêndia e Xambioá) com a finalidade de executar a primeira vistoria estratégica após a implantação do programa que tem como público-alvo crianças, adolescentes e jovens expostos aos riscos sociais.

As principais atividades esportivas desenvolvidas dentro do projeto no Tocantins são: futebol de salão, futebol de campo, voleibol e handebol. Já na parte lúdica e recreativas estão inseridos o bambolê, damas, xadrez e capoeira. O próximo objetivo é inserir a dança na grade de atividades desenvolvidas.

Decorridos aproximadamente dois meses da inauguração, as dependências dos núcleos foram vistoriadas com o objetivo de adequar o funcionamento de cada um dos municípios aos objetivos propostos pelo Governo, que visa à democratização do acesso a prática e a cultura esportiva bem como a promoção do desenvolvimento integral de crianças adolescentes e jovens.

Foram observados os aspectos teóricos e pedagógicos das atividades desenvolvidas por parte dos coordenadores de núcleo juntamente aos seus monitores. O espaço onde são desenvolvidas as atividades é oferecido pelo município, que também fica responsável pela manutenção dos equipamentos, da sede e da manutenção de pessoal como vigias e merendeiras. Através de entrevistas, a equipe da SESPO orientou os coordenadores e monitores que trabalham diretamente com os jovens, os alertando para a qualificação que será oferecida por parte do Ministério do Esporte em meados do maio no Distrito Federal.

“O objeto do programa é tirar a criança e o adolescente da rua durante o seu contra turno escolar, nesse contra turno ela participa de atividades esportivas, recreativas e reforço escolar. Durante esse período ela conta com um lanche, uma espécie de reforço alimentar. Muitas crianças não contam em sua dieta diária em casa com as frutas que são obrigatoriamente inseridas no cardápio oferecido pelo segundo tempo”. Ressaltou a Coordenadora de Projetos Sociais da SESPO, Sabrina Hastenriter Deluca João.

Fonte: Assessoria Sespo