Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Secretaria da Saúde de Palmas realiza o Dia D de Vacinação do Idoso contra Gripe, neste sábado, dia 24, a partir das 8 horas, na Praça do Paço Municipal, com as presenças do prefeito, Raul Filho; do Secretário da Saúde, Samuel Bonilha e participação de entidades da terceira idade.

Influenzas

Além da vacina contra a Influenza Sazonal, os idosos acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas, vão também se imunizar contra a Influenza H1N1. “A vacina é a melhor estratégia disponível para a prevenção das influenzas e suas conseqüências, proporcionando redução da morbidade e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias” - garante Samuel Bonilha.

Profissionais

A campanha vai envolver cerca de 700 servidores da Semus, entre agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem que vão atuar nos 35 postos de vacinação que serão disponibilizados em toda a capital, de 24 de abril a 7 de maio. Colaboram ainda, acadêmicos de enfermagem da Ulbra e Faculdade Objetivo.

Com o slogan “a gripe não respeita seus cabelos brancos”, a campanha deste ano pretende imunizar contra o vírus influenza, principal causador da gripe comum, a totalidade da população idosa da Capital, estimada em 6.174 pessoas, segundo Censo do IBGE, 2009. No ano passado, 6373 idosos foram vacinados, o que corresponde a 103%. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que pelo menos 80% sejam imunizados.

A doença

A influenza é uma doença infecciosa, aguda, de natureza viral, altamente contagiosa, que ataca o aparelho respiratório e tem como principal complicação as pneumonias, que são responsáveis por um grande número de internações hospitalares. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

A vacina estará disponível nos seguintes locais:

Região Norte

Policlínica 303 Norte

USF 305 Norte

USF 307 Norte

USF 405 Norte

USF 407 Norte

USF 409 Norte

USF 603 Norte

USF 605 Norte

USF 508 Norte

USF 404 Norte

Região Sul

Policlínica 108 Sul

USF 403 Sul

USF 612 Sul

USF 1004 Sul

USF 1104 Sul

USF 1106 Sul

USF 1206 Sul

USF 1203 Sul

USF 1105 Sul

USF Taquari

USF Liberdade

USF Laurides Lima

USF Alto Bonito

USF CAIC

USF Novo Horizonte

USF Aureny I

USF Aureny II

USF Santa Bárbara

USF Setor Sul

USF Bela Vista

USF Morada do Sol

USF Nossa Vida

USF Santa Fé

Policlínica de Taquaralto

USF Taquaruçu

Fonte: Ascop