Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Filiados, líderes estaduais e municipais do PT se reuniram na manhã deste domingo, 2, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Axixá do Tocantins, região Norte do Estado, para apresentação e discussão do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social.

Oportunidades de acesso do jovem ao mercado de trabalho, lazer e esporte foram o centro dos debates da reunião. “Precisamos de políticas sociais que garantam a inclusão do jovem no mercado de trabalho para o primeiro emprego. Aqui temos muitos jovens que saem do ensino médio sem uma profissão, sem uma capacitação. Hoje o índice de jovens das cidades do Bico, com o uso de drogas lícitas como o álcool é muito grande, e isso é devido a falta de oportunidades”, destacou o professor Raimundo Marques.

Na ocasião, o pré-candidato a governador do Tocantins pelo PT, Paulo Mourão destacou as principais diretrizes do PT para a juventude. Entre as quais: investir na qualificação dos jovens; melhorar as políticas antidrogas, DST, gravidez na adolescência e prostituição; criação dos conselhos de juventude e antidrogas; criação de cursos pré-vestibular gratuitos por parte do governo estadual; valorização da cultura camponesa para a juventude; entre outros.

“Precisamos investir na juventude para um presente e futuro mais promissor, justo e sustentável”, declarou Paulo Mourão.

Após fazer um balanço de sua gestão, o prefeito de Axixá, Ruidiard de Sousa, ressaltou a importância do projeto político do partido para 2010. “Este é um ano muito importante, porque é um ano que vai definir o rumo de nosso país e de nosso Estado. E nós seremos os responsáveis pela transformação em nosso Estado”.

A presidente Municipal do PT em Axixá, Luzanira Ferreira, destacou a importância da reunião. “Nós, trabalhadores só temos a ganhar com essa reunião. Pois esse plano foi construído na base, com a participação popular para que possamos construir um estado com a cara dos trabalhadores”.

Plano

“Estamos realizando estas reuniões e discussões porque este Plano é um projeto inacabado, estamos aperfeiçoando e as intervenções e propostas da comunidade são essenciais para aperfeiçoamento destas diretrizes”, reforçou o presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira.

O Plano de Desenvolvimento Econômico e Social do Tocantins Foi elaborado em 11 seminários regionais nos meses de fevereiro e março deste ano.

Participação

Também participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores de Axixá do Tocantins, Francisco Machado, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Axixá, Raimundo José, e os pré-candidatos a deputado estadual, João Palmeira e Carlinhos Furlan, e a senador Sadi Cassol.

Fonte: Assessoria Imprensa PT