Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Procurador Geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Clenan Renaut de Melo Pereira, recebeu na tarde desta segunda-feira, 10, alguns vereadores de Palmas para discutir a problemática do aumento do consumo de drogas no Tocantins e em especial na capital. Durante pouco mais de uma hora os sete parlamentares municipais presentes expuseram suas visões sobre os problemas sociais que o crack está trazendo para a sociedade. Para o procurador o encontro foi muito proveitoso. “Vejo que os vereadores desta cidade estão preocupados com o grande tráfico de drogas que está acontecendo aqui em Palmas. O Ministério Público vai procurar, dentro das autoridades constituídas, dar andamento nas políticas públicas educacionais e repressivas para combater esse mal que vem assolando a sociedade palmense”, declarou o procurador.

A reunião foi motivada pelas discussões que aconteceram na Câmara Municipal de Palmas na semana passada quando o vereador Fernando Rezende (DEM) trouxe à público números alarmantes onde Palmas aparece no topo da listas dos jovens entre 14 e 16 anos consumidores de crack. “São dados que deixam pais de família e sociedade em geral em alerta. É necessário que os gestores públicos tomem providências o mais rápido possível. Por isso proponho ao MPE que elaboremos um TAC – Termo de Ajuste de Conduta para que os gestores públicos sejam obrigados a desenvolverem políticas públicas de combate às drogas. Outro perigo que está gerando mortes e mais mortes é o álcool. Nas festas Open Bar os jovens bebem à vontade e depois pegam a direção de um carro provocando acidentes pelas ruas da cidade. A polícia deve fazer blitz na porta das festas para coibir este abuso de consumo de álcool por jovens, muitas vezes menores de idade”, comentou Fernando Rezende.

O parlamentar criticou ainda a falta de estrutura nos Conselhos Tutelares. Segundo o vereador os conselhos estão sem condições alguma de contribuir na assistência aos usuários de drogas, uma ação que “contribuiria muito para tratar o mal das drogas de forma educativa e não repreensiva”, disse Rezende. O procurador também comentou a importância da aparelhagem dos conselhos. “Os Conselhos Tutelares, por lei, tem que ter uma estrutura mínima para atender as necessidades e responsabilidades instituídas por lei. Eles tem que ter essa estrutura para que a sociedade se sinta segura. O Conselho Tutelar é algo importantíssimo dentro do Estado, dentro da prefeitura, para que dê apoio à criança abandonada, em estado de risco”, disse Renan.

Além de Fernando Rezende, participaram do encontro na sede do MPE em Palmas os vereadores Osires Damaso, Milton Neris, Bismarque do Movimento, Cirlene Pugliese, Tibúrcio Tolentino, além do presidente da Câmara Wanderlei Barbosa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fernanda Rezende