Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Investco, uma empresa do Grupo EDP, responsável pela construção e operação da Usina Hidreletrica Luís Eduardo Magalhães – Lajeado - TO, patrocina o projeto Remando no Lago, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte em parceria com a FETOCAN - Federação Tocantins de Canoagem e com a participação da CBCa - Confederação Brasileira de Canoagem.

O Remando no Lago é um projeto de alto rendimento que consiste em preparar 80 jovens atletas, com idade entre 11 e 21 anos, para competições nacionais e internacionais. O atleta escolhido terá todas as despesas pagas, com material esportivo e equipamentos de treino à disposição, além de alojamento, alimentação, viagens para campeonatos e uma equipe técnica e, dependendo dos resultados nas competições, poderá ganhar bolsa-atleta do Ministério do Esporte.

Agora o projeto está em fase de divulgação e abertura de inscrições, para em seguida dar início a seleção desses futuros talentos. “Este mês estaremos divulgando os locais de inscrições para os interessados, inclusive de outros estados, que tenham experiência com o remo, isso porque o projeto é de rendimento e não de iniciação esportiva”, ressalta Ton Fernandes, presidente da Federação Tocantinense de Canoagem.

O projeto, que tem duração de 12 meses, será implantado em uma das principais praias da Capital, a Praia da Graciosa.

A missão será preparar desportiva, ambiental e intelectualmente atletas para competições nacionais e internacionais. A idéia é inspirar a sociedade, em especial os jovens, a adotar os ideais olímpicos e aspirar sempre a excelência no esporte e em suas vidas, por meio de valores como espírito esportivo, virtudes educacionais e responsabilidade ambiental, buscando conciliar o bem estar físico e mental desses jovens talentos.

Depois da seleção desses atletas, o projeto irá formar Núcleos de Iniciação, instalados em Palmas. Estes núcleos terão como objetivo a descoberta do talento para a abastecimento do Centro de Excelência, para a formação da BASE da Canoagem Velocidade do Brasil, tendo em vista os Jogos Olímpicos de 2016. Após concluídas as várias fases de implantação previstas, a intenção é ampliar as atividades para os municípios que demonstrarem real interesse no desenvolvimento da canoagem olímpica, principalmente com a participação das escolas municipais.

Juntamente a FETOCAN, a Investco patrocina mais dois outros projetos, o Remando no Lago-Social, que beneficia cerca de 250 crianças carentes de Palmas, cujo objetivo é tirar as crianças da ociosidade, das ruas e levá-las para a prática esportiva. Outra atividade que a empresa patrocina é o Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona, que estará acontecendo pelo segundo ano consecutivo, no mês de agosto, na Praia da Graciosa, em Palmas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Investco