Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara

O governador Carlos Henrique Gaguim lançou nesta quinta-feira, 13, ao lado do ministro da Educação, Fernando Haddad, a pedra fundamental de uma importante obra para o desenvolvimento de pesquisa e educação no Tocantins - a Central Analítica de Pesquisa Agroambiental da Unitins Agro, departamento de pesquisa agropecuária da Universidade e única OEPA – Organização Estadual de Pesquisa Agropecuária da região norte do país.

A obra representa avanços no desenvolvimento da Unitins - Fundação Universidade do Tocantins. Em seu pronunciamento, o governador declarou que o governo trabalha para que a universidade seja acessível a todos. “Vamos fazer essa universidade gratuita até o final do ano, isso traz mais perspectivas e qualidade de vida, e esse é o nosso objetivo.”

A central será instalada próximo à UFT - Universidade Federal do Tocantins, local que futuramente abrigará também a sede da Unitins. No evento o governador repassou chaves de veículos ao reitor da Unitins, André Luiz de Matos.

Durante entrevista coletiva à imprensa, o ministro ressaltou que o Governo Federal tem grandes investimentos para a educação no Tocantins, e a Unitins é uma das beneficiadas. “”Vamos repassar R$ 6 milhões à Unitins e fazer o recredenciamento para que a universidade possa exercer o papel para o qual foi criada: ajudar no desenvolvimento do Estado”.

UFT

No mesmo dia, Carlos Gaguim prestigiou a inauguração de obras na UFT pelo ministro Fernando Haddad e o reitor Alan Barbiero. No auditório do Cuica – Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte foi descerrada a placa de inauguração de mais de 20 obras instaladas em campi em sete municípios. As obras fazem parte do plano de expansão da universidade no qual se destacam a sede da Universidade da Maturidade em Palmas, o Hospital Veterinário de Araguaína e anfiteatros.

Na solenidade, o reitor agradeceu a parceria com o Governo do Estado, que doou este ano um terreno de 20 hectares para a expansão da UFT. Alan Barbeiro ressaltou que o governo se aproxima cada vez mais da universidade revelando uma “visão estratégica”, o que trará frutos para o Tocantins. O governador destacou que o objetivo da luta do seu governo é promover uma sociedade melhor. “Através da educação vamos construir um Brasil melhor e é o que fazemos aqui no Tocantins, onde promovemos uma revolução na educação”, concluiu.

Fonte: Secom