Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Como forma de dar ampla transparência aos seus atos administrativos, o governador Carlos Henrique Gaguim, tão logo assumiu o governo em setembro do ano passado, concedeu aos deputados estaduais, por meio do Decreto nº 3.769, o acesso à senha do Siafem - Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Município. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado em 11 de setembro de 2009.

Desde então, os parlamentares, independentemente de siglas partidárias, têm total liberdade para acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária, financeira e patrimonial dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como da Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado. O acesso é feito por intermédio da Secretaria Estadual da Fazenda.

“Este foi um pleito dos deputados estaduais e que foi prontamente atendido pelo meu Governo. O Sistema tem toda estrutura para esclarecer qualquer dúvida dos deputados sobre as ações, também do Executivo, e é um grande exemplo da transparência que sempre determinei no meu governo. Os deputados, representantes diretos do povo, têm todo esse direito”, disse o governador Carlos Gaguim.

O Siafem

O Siafem é um Sistema de processamento eletrônico de dados, desenvolvido pelo SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados, baseado no SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal. Sua finalidade é simplificar e uniformizar a execução orçamentária, contábil e financeira dos estados e municípios, de forma integrada, minimizando custos e obtendo maior eficiência e eficácia na gestão dos recursos públicos.

Fonte: Secom