Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Após discurso da líder do governo, deputada Josi Nunes (PMDB), no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins na manhã desta quarta-feira, 2, a bancada oposicionista ao governador Carlos  Henrique Gaguim (PMDB) partiu em defesa do julgamento da ADI 1425 que acontecerá ainda hoje.

O deputado Osires Damaso (DEM), eximindo o ex-governador Siqueira Campos (PSDB) da culpa pela ação que poderá demitir 21 mil funcionários comissionados do Estado, afirmou que o grande responsável pela demissão em massa é o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB). De acordo com o democrata, foi Miranda “que contratou líderes políticos que deram a dimensão da ação” a ser julgada.

Durante sua fala, Damaso questionou o interesse do governador no caso e afirmou ainda que ao contrário do que é divulgado, o governador Gaguim estaria interessado, não na resolução do problema, mas sim na demissão dos servidores públicos para afetar a imagem de Siqueira Campos nas eleições deste ano. “Sabemos que o governo que aí está, está torcendo para que os servidores percam o emprego para criar uma situação favorável”, completou. O democrata finalizou sua fala afirmando que os servidores estavam sendo prejudicados pelo governo que os contrataram.

Número de contratações

O deputado Raimundo Moreira (PSDB) criticou o número excessivo de contratações de funcionários comissionados pelo governo Marcelo Miranda, e pediu para que fossem mostrados números de contratações ao final do mandato de Siqueira Campos e do princípio do segundo mandato de Miranda.

“Quantos servidores (comissionados) tinha em 2002 e quantos tinha em 2006?” questionou, respondendo que a diferença giraria em torno de três vezes mais. De acordo com o tucano, ao final de 2002, eram cerca de 7 mil comissionados, ficando registrados 21 mil ao final do primeiro ano da reeleição de Miranda.