Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Rafael Carvalho

O governador Carlos Henrique Gaguim recebeu, nesta quinta-feira, 10, em Brasília, a Comenda Ordem do Mérito Naval, durante as festividades alusivas ao 145º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha. Organizada pelo grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, a cerimônia contou com a participação do vice-presidente da República, José Alencar, do ministro de Estado da Defesa, Nelson Jobim, o Almirante de Esquadra - Comandante da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto, além de ministros e autoridades civis, que também foram condecorados.

Após os desfiles de abertura e a revista à Guarda de Honra, ocorreu a cerimônia de imposição das condecorações. Para o governador, mais uma homenagem ao povo tocantinense. “A importante condecoração da Ordem do Mérito Naval, que acabamos de receber, é mais uma conquista para o povo tocantinense”, disse Carlos Henrique Gaguim. A admissão na Ordem do Mérito Naval é a mais alta condecoração, da Marinha. Também foram agraciados, com comendas, os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo; do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, além de militares da Marinha, corporações militares e instituições civis nacionais e internacionais.

Durante as homenagens foi lida uma mensagem presidencial aos marinheiros, fuzileiros e servidores civis. A mensagem destacou os trabalhos realizados no Haiti; o socorro durante as calamidades causadas pelas chuvas em vários Estados Brasileiros e principalmente os atendimentos realizados nas populações ribeirinhas, da região Norte do país.

Também foram prestadas homenagens aos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, como Greenhalgh e Marcílio Dias. Acompanharam o governador, a primeira-dama Rose Amorim; o senador Leomar Quintanilha; o secretário de Representação, Carlos Patrocínio; o subsecretário, Evandro Campelo, e o coordenador técnico, Paulo Martorelli.

 

Fonte: Secom