Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Gaguim encerrou Caravana passando poor 138 municípios

Gaguim encerrou Caravana passando poor 138 municípios Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya Gaguim encerrou Caravana passando poor 138 municípios Gaguim encerrou Caravana passando poor 138 municípios

Em pouco mais de quatro meses, a Caravana Acelera Tocantins, liderada pelo governador Carlos Henrique Gaguim, percorreu 138 municípios do Estado levando inúmeros benefícios a mais de 1,1 milhão de pessoas em todas as regiões do Estado. Por meio de um planejamento de governo, foram iniciadas obras e ações nos setores da saúde, educação e segurança pública. A infraestrutura das cidades e das estradas da zona rural também foi foco dos trabalhos, que estão mobilizando milhares de operários. A Caravana teve início no dia 04 de fevereiro, no município de Natividade, a 200 km de Palmas, e foi encerrada neste sábado, 19, em Gurupi.

A Caravana Acelera foi realizada, quase em sua totalidade, por via terrestre, para que o governador Carlos Henrique Gaguim pudesse conhecer a realidade das estradas e dos municípios tocantinenses. Durante as edições da Caravana foram autorizadas a entrega de 170 ambulâncias, sendo uma para cada município e as demais ambulâncias distribuídas para 19 hospitais regionais. Até o momento, já foram entregues 30 ambulâncias e outras 25 vão ser repassadas aos municípios até o fim do mês de junho. Por onde passou, Carlos Gaguim firmou parceria com as prefeituras para a implantação de Clínicas da Mulher.

Na edição de Gurupi, onde foram realizadas várias ações, como a inauguração da ampliação do Hospital Regional e assinado o termo de permissão de uso do terreno onde funciona a Agab – Associação dos Amigos do Basquete, o governador disse que está contente por ter conseguido atingir todo o Tocantins com as ações da Caravana. “A população dos 138 municípios visitados receberam a nossa comitiva de portas abertas e isso contribuiu com o trabalho em prol da população. Não vamos parar por aqui, pois o Tocantins precisa de muitas ações e, por isso, estamos trabalhando em um planejamento estratégico detalhado para os próximos 30 anos”, afirmou Gaguim.

Na área da educação as realizações foram significativas. Foram entregues 92 ônibus escolares aos municípios. Já as crianças e adolescentes atendidos pela Fundação Pioneiros Mirins foram beneficiados com a assinatura de convênios para a estruturação e o fortalecimento das atividades. Em todas as cidades a primeira ação realizada por Carlos Gaguim foi plantar, ao lado dos Pioneiros Mirins, mudas de árvores nativas para despertar a consciência ambiental entre a comunidade.

Para minimizar os problemas de infraestrutura das cidades, foi autorizada a pavimentação de cerca de 1 milhão e 700 mil metros quadrados de ruas e avenidas com bloquetes. No dia 28 de maio, o Governo do Estado assinou convênio com os primeiros 39 municípios tocantinenses para o início da pavimentação urbana com bloquetes. Nesta primeira etapa foram investidos mais de R$ 26 milhões e iniciada a pavimentação de 490.643,97 metros quadrados de ruas. Os recursos são do Tesouro Estadual.

De acordo com o governador Carlos Gaguim, além de ser uma ação ecologicamente sustentável, este pavimentação desenvolve o emprego e renda nos municípios. “Nossa preocupação não é apenas propiciar o calçamento para essas cidades, mas também fazer com o morador possa ser beneficiado diretamente com os empregos gerados nessas obras”, enfatizou o governador.

Outras ações de infraestrutura levadas até os municípios são a limpeza das cidades e a recuperação de estradas vicinais garantiram mais qualidade de vida aos tocantinenses. Para isso foram colocadas à disposição das prefeituras centenas de máquinas do Dertins, por meio da Força Tarefa do Governo do Estado.

Durante a Caravana, também foram anunciadas a construção de importantes obras, a exemplo do asfaltamento do trecho de 77 km da TO-342 que liga o município de Miranorte à cidade de Dois Irmãos. Outra obra anunciada pelo Governador foi a reforma do prédio da rodoviária de Couto Magalhães. Dezenas de outras obras vão ser realizadas graças à liberação dos recursos destinados às emendas parlamentares, que também serão empregados em programas sociais.

Com a Caravana a inclusão social dos jovens foi fortalecida com a inauguração de 11 Pontos de Cultura, cinco Centros Regionais da Juventude e de 14 Telecentros Comunitários, que é um espaço com computadores conectados à internet banda larga. Cada unidade possui normalmente entre 10 e 15 micros.

Fonte: Secom