Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Depois de ter seu julgamento paralisado por um pedido de vistas no processo, o vereador de Gurupi, Marcos Paulo Ribeiro Morais, o Marcão do Povo (PR), foi absolvido da acusação de infidelidade partidária.

O vereador, que era do partido Democratas, mudou de legenda no decorrer de seu mandato na Câmara Municipal de Gurupi. Não satisfeito com a atitude de Marcão, o deputado federal e presidente do DEM, João Oliveira moveu a ação junto ao Tribunal Regional Eleitoral para tentar tomar o mandato do parlamentar.

Votação empatada

Após votação dos desembargadores no pleno do tribunal, chegou-se a um empate por três votos a três. Nestas situações, cabe ao presidente da corte o voto de minerva, ou seja, o que decide o resultado. José Moura Filho, votando contra a cassação do vereador, considerou a ação movida pelo DEM improcedente e absolveu Marcão.

A absolvição do vereador de Gurupi se deu um dia após o julgamento que manteve os mandatos dos deputados estaduais Paulo Roberto Ribeiro (PR), César Halum (PPS) e Angelo Agnolin (PDT). Por motivo semelhante, o DEM moveu processo para a cassação dos seus mandatos e da mesma forma a justiça entendeu que a ação era improcedente.

Apoio para 2010

Especula-se nos bastidores da política tocantinense que Marcão do Povo, mesmo sendo do Partido da República, legenda presidida pelo senador João Ribeiro e que apoia a candidatura do ex-governador Siqueira Campos (PSDB), já teria declarado apoio ao governador Carlos Gaguim (PMDB) ao Araguaia, contrariando as orientações de seu partido.