Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, que tem como tema deste ano a participação feminina nas cooperativas, será realizado o 3° Encontro de Mulheres Cooperativistas: sensibilização para criação dos núcleos femininos, na sede da OCB/SESCOOP-TO, nos dia 29 e 30 de julho, às 9 horas.

O evento tem como objetivo estimular a participação da mulher dentro das cooperativas, criar oportunidades para o debate sobre as questões de gênero e refletir sobre a força empreendedora feminina.

Na programação está prevista a abertura do evento com a palavra do presidente da OCB/SESCOOP-TO, Ricardo Khouri, seguida de uma homenagem às mulheres presidentes de cooperativas do Estado. O Encontro será moderado por Ney de Almeida Guimarães, consultor em assuntos para a família, educação e liderança motivacional.

Segundo Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB/SESCOOP, “é perceptível o destaque das mulheres nas cooperativas brasileiras. Hoje, elas já representam 40% dos funcionários e ocupam 12% dos cargos de direção”.

No Tocantins, quatro mulheres ocupam cargo de presidência: Francisca Alves (COOPERCRISTAL), Maria Jose Ferreira (COOPERFRUTO), Rosimeira Garcia (COPEFA) e Ione Mayer (COOPERLAGO); que se destacam pela liderança, engajamento e gestão participativa.

Cooperativismo

As cooperativas são associações autônomas de pessoas que se unem voluntariamente para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns a seus integrantes. Constituem-se em empresas de propriedade coletiva, a serem geridas democraticamente.

Entre os princípios do cooperativismo estão: adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica dos sócios, autonomia e independência, educação e informação, intercooperação e preocupação com a comunidade.

Atualmente, o estado do Tocantins possui 51 cooperativas que são responsáveis por mais de três mil empregos diretos e indiretos. Elas estão distribuídas em oito ramos: agropecuário, crédito, educacional, mineração, produção, saúde, transporte e trabalho.

Dia Internacional do Cooperativismo

O Dia Internacional do Cooperativismo (3 de julho de 2010) este ano tem como tema definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), “A mulher e o cooperativismo: conquistas e desafios para o empoderamento feminino”.

A temática de 2010 “dialoga” com as comemorações dos 15 anos da Plataforma de Ação de Beijing (Pequim, China), documento construído na IV Conferência Mundial da Mulher com o objetivo de acelerar a eliminação de “obstáculos que dificultam a participação ativa da mulher em todas as esferas da vida pública e privada, mediante um envolvimento pleno e em igualdade de condições no processo de tomada de decisões econômicas, sociais, culturais e políticas." (Plataforma de Ação de Beijing, 1995).