Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Aconteceu na tarde deste sábado, 7, o segundo dia de comemorações do aniversário do Lago da usina de Lajeado. O evento foi organizado pela empresa EDP Investco e teve como foco principal atividades esportivas e artísticas, como competições de canoagem, triátlon, além de peças de teatro.

As comemorações tiveram início na manhã da última sexta-feira com as competições de canoagem em diversas modalidades. Já neste sábado as atividades tiveram início no período da manhã e se estenderam por toda a tarde, finalizando com competição que envolve natação, ciclismo e corrida a pé outra atração deste sábado, foi o enduro a pé, que percorreu cerca de 14 Km na orla da Praia da Graciosa.
No ano de 2010, as atividades do aniversário do lago em Palmas entraram para o circuito nacionall de esportes aquáticos por sediar o 19º Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona que acontecem neste sábado e no domingo.

A bancária Aline Bento destacou a organização do evento que celebrou os 9 anos do lago da UHE Lajeado. De acordo com a competidora, “todo evento da Investco eles sabem aproveitar os recursos do Tocantins”. Aline, que participou do triátlon, ressaltou a dificuldade de se participar de uma prova de natação em águas abertas. “A gente vai nadando, batendo nas pedras, mas mesmo assim, terminar uma prova dessas é muito gratificante”, completou.

Outra competição que fez parte da programação deste sábado, foi o enduro a pé, a prova foi disputada em equipes de seis pessoas. “Sendo que todas as equipes tem que ser formadas por homens e mulheres”, destacou Deoclécio Romão, um dos competidores.


Nos anos anteriores, a prova foi disputada no período da manhã, em 2010, no entanto a competição aconteceu a tarde, o que trouxe uma dificuldade extra aos participantes. “Foi puxado por que foi a tarde. O sol quente não ‘alisou’”, destacou Romão. Ao todo, 26 equipes competiram na prova de enduro a pé.

Confira todas as atividades do aniversário do lago pelo Estado

06/08 – Abertura e 19º Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona – Praia
da Graciosa – Palmas
07/08 – 19º Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona, 4ª Copa Centro
Oeste de Triatlhon e Enduro a pé Coorporativo – Praia da Graciosa – Palmas
08/08 – Teatro a Bordo e 19º Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona –
Praia da Graciosa – Palmas
10/08 – Teatro a Bordo - Lajeado
12/08 – Teatro a Bordo - Tocantínia
13/08 – Teatro a Bordo - Miracema
16/08 – Teatro a Bordo - Brejinho de Nazaré
18/08 – Teatro a Bordo - Ipueiras
20/08 e 21/08 – Teatro a Bordo - Porto Nacional
20/09 e 21/08 Miracema – Agosto de Rock no Aniversário do Lago
23/08 – Teatro a Bordo – Gurupi
25/08 – Teatro a Bordo – Peixe
27/08 – Teatro a Bordo – São Valério da Natividade
30/08 – Teatro a Bordo – Paranã
31/08 – Teatro a Bordo – São Salvador do Tocantins