Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Ministério da Cultura vai investir pouco mais de R$ 840 mil para construir e equipar o primeiro Espaço Mais Cultura de Palmas, na Quadra 1304 Sul. A primeira etapa do projeto será a construção de salas para oficinas culturais. As próximas etapas são a construção de um teatro comunitário e de uma biblioteca, além de área externa de convivência para trabalhos artesanais, rodas de capoeira, hip hop e outras atividades culturais. Mas a ação do Programa Mais Cultura vai além de obras físicas e de investimentos em mobiliário e equipamentos.

A partir desta quinta-feira (12), tem início mais uma etapa do projeto Canteiro Mais Cultura, que visa integrar representantes da comunidade, do poder público e de instituições locais para a gestão coletiva do futuro espaço cultural, que integra as obras do Programa de Aceleraçãodo Crescimento (PAC) em Palmas.De 12 a 17 de agosto, técnicos da Prefeitura de Palmas e liderançascomunitárias irão se reunir para desenvolver e executar açõesculturais na Quadra 1304 e arredores.

A iniciativa é do Ministério daCultura, em parceria com a Fundação Cultural de Palmas e o InstitutoElos Brasil, de Santos-SP, contratado pelo Ministério para realizar acapacitação. A iniciativa visa mudar a postura da população em relaçãoaos bens culturais que dispõe.O processo de mobilização envolve a realização de um mutirãocomunitário no fim de semana: o “Mão na Massa”.

Os moradores sãoouvidos e participam do planejamento e da realização de ações locais,como intervenções arquitetônicas, artísticas e paisagísticas,planejamento de exposições, eventos, festas e desenvolvimento deprodutos culturais para geração de trabalho e renda. Outra iniciativaé a elaboração de roteiro de visitação a locais e projetossocioculturais existentes na região.

As atividades encerram-se na terça-feira (17), quando ocorre umaavaliação das ações realizadas e o planejamento das próximas etapas,como a constituição de um conselho gestor do futuro espaçosociocultural, que reunirá moradores, instituições e representantes dogoverno municipal.

Espaços Mais Cultura

Para atender comunidades de periferias e ou pequenos municípios que dispõem de poucos ou de nenhum equipamento cultural, o Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura,apoia a recuperação ou construção de espaços culturais multiuso. Os Espaços Mais Cultura abrigam biblioteca, cineteatro e local paraoficinas e exposições. O objetivo é promover a inclusão cultural pormeio de uma estrutura que possa ser cuidada e administrada com aparticipação da comunidade local em parceria com o governo local.

Fonte: Ascop