Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

"Esses conselheiros são nossos representantes na luta contra as drogas”, com estas palavras proferidas pela Procuradora Jurídica da prefeitura de Colinas, Flaviana Rocha, tomaram posse nesta segunda-feira, 16, na Faculdade de Ensino Superior de Colinas do Tocantins – FIESC, os membros do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas - COMAD.

O Comad nasce com a difícil missão de mudar o cenário atual de Colinas onde crianças e adolescentes estão tendo acesso ás drogas, principalmente o crack que é consumido em pontos conhecidos da cidade, segundo informaram membros do Conselho Tutelar de Colinas, durante a solenidade de posse do COMAD.

Durante seu pronunciamento, Flaviana Rocha, que estava representando o prefeito de Colinas José Santana Neto, frisou que a criação do Conselho é o pontapé inicial para ver o município livre das drogas. Em seu discurso foi apresentado aos presentes na solenidade os membros do COMAD que terá como seu presidente, o servidor Bernardino Costa.

A palestra da noite foi preferida pela vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas - CEAD, Magda Valadares que falou sobre a importância do Comad, sua função e do anseio de que mais municípios criem os seus conselhos para assim ser feito um levantamento no Estado sobre o uso de drogas. Ela explicou que este levantamento possibilitará fazer um diagnóstico que resulte num trabalho de prevenção e combate às drogas mais eficiente.

Magda lembrou ainda do papel fundamental da família na prevenção às drogas e pediu que os conselheiros procurassem repassar isso às famílias, segundo a vice-presidente uma das causas que mais levam um indivíduo a procurar as drogas é a falta da família. “Como Conselho nós precisamos fazer ações mais pautadas na importância da família” afirmou Magda, que completou dizendo que os pais devem estar preparados para agir como educadores.

Após a palestra, o membro do CEAD pela Maçonaria do Tocantins, Joaquim Knewitz também fez uso da palavra e pediu aos conselheiros que convidem profissionais da área para dar palestras em virtude das dificuldades de se trabalhar com um tema tão complexo como as drogas. Joaquim pediu ainda aos maçons de Colinas que procurem ajudar na causa como já acontece em outros municípios onde a maçonaria realiza projetos que visam afastar crianças e jovens do mundo das drogas por meio da prática de esportes.

Ao fim do evento, o público pode conferir o testemunho de Jackson Rodrigues que já foi dependente de drogas e hoje trabalha no CEAD promovendo palestras e orientando quanto ao abuso de drogas.

Com o COMAD de Colinas, o Tocantins passa a contar com nove Conselhos Municipais, ainda este mês serão empossados também os COMADS de Fátima, dia 18, Peixe, dia 19, Guaraí, dia 30 e Tupirama dia 31. Em setembro, terá posse em Natividade, dia 01 e Goiatins, dia 02.

CEAD

O Conselho de Políticas Sobre Drogas do Tocantins está ligado á Secretaria da Cidadania e Justiça e é presidido pelo gestor da Pasta, Carlos Alberto Dias de Moraes e tem como função principal contribuir para a elaboração de políticas voltadas para a redução da oferta e da demanda de drogas no Estado do Tocantins. Uma de suas atribuições é estimular os municípios a criarem seus Comads.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seciju