Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O grupo da articulação política do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) articula o apoio de mais prefeitos na candidatura do peemedebista.

Segundo informações ao Conexão Tocantins no início da tarde desta segunda-feira, 23, a prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida e Waltyr Rocha de Araguaçu, ambas do Democratas, devem aderir à base governista.

Uma articulação está sendo feita em torno das gestoras. Miyuki é muito ligada à senadora Kátia Abreu, assim como Waltyr de Araguaçu.

Além das duas prefeitas, são esperadas mais adesões que devem acontecer até o final desta semana.

Atualmente, conforme informou a coordenação política do governador, são 94 prefeitos na base de apoio, a meta é ampliar para 104 gestores.

O DEM e PR são os partidos da base do ex-governador Siqueira Campos (PSDB) que mais têm prefeitos apoiando o governo.

Na semana passada, Gaguim reuniu os gestores de sua base e passou algumas orientações para a campanha. O material de apoio para a campanha do peemedebista também foi distribuído para os gestores.

Adesões

Na coordenação de prefeitos na campanha está o ex-prefeito de Monte do Carmo, Condorcet Cavalcante Filho (Dr. Condin).

Em entrevista ao Conexão Tocantins ele confirmou que várias adesões acontecerão, mas evitou citar nomes. “Tem gente se programando, muitos se sentem presos”, disse se referindo aos prefeitos que pretendem aderir o governo, segundo ele.

Alguns compromissos feitos com candidatos das proporcionais estariam ainda impedindo que gestores de alguns municípios venham apoiar Gaguim, conforme informou Condim.

Pelo outro lado

Do lado de Siqueira, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Valtenis Lino (PMDB) trabalha em torno do apoio de prefeitos para a candidatura do tucano. Segundo informações, Lino está fazendo contatos e buscando apoios para Siqueira.