Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Nudam – Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação do Desempenho Ambiental da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins está com uma nova publicação: “O viajar das águas” (Editora Nova Letra). A publicação é resultado de um convênio entre o Núcleo de pesquisa e o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, por meio do fundo setorial de recursos hídricos.

Segundo a coordenadora do Nudam, Juliana Mariano, o objetivo é popularizar conhecimento por meio de uma linguagem acessível aos mais variados públicos. “Nossa intenção é levar ao conhecimento do público em geral o que é o ciclo da água e o que representa para os seres humanos”, afirmou a pesquisadora. O livro avalia, além da questão da quantidade e qualidade, a regularidade de disponibilidade dos recursos hídricos.

Para Juliana, além de ter água de qualidade à disposição, é importante avaliar a regularidade desses recursos hídricos. A pesquisadora relata a analogia feita para exemplificar essa questão da disponibilidade de água: “é melhor poder respirar continuamente o ar poluído da grande cidade, do que respirar somente quando nos afastamos dela”.

O livro é distribuído gratuitamente para órgãos relacionados à gestão ambiental e de recursos hídricos, além de escolas e bibliotecas da rede pública de ensino. “O viajar das águas” é um dos produtos do projeto de avaliação e orientação do desempenho ambiental em usos de água no meio rural, que abordou estratégias e instrumentos de gestão, realizado em 2007.

Além da obra impressa, “O viajar das águas” contará com uma versão digital que será disponibilizada gratuitamente pelo hotsite do Nudam, que está em fase de atualização e ficará hospedado no portal da Unitins. Para mais informações sobre como adquirir a obra entrar em contato pelo telefone (63) 3218-4913.

Fonte: Ascom Unitins