Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

Com a demonstração da atividade de Tai Chi Chikung pelo grupo de idosos do ambulatório evangélico de Palmas – foi aberta na manhã desta quarta-feira, na parte externa da Secretaria Estadual do Esporte (Sespo), Esplanada das Secretarias - o 1º Movimente-se – evento em comemoração ao dia do profissional de educação física. A abertura oficial foi feita pelo secretário da pasta, José Lauriano Sobrinho Júnior.

O objetivo da Sespo é que o projeto seja desenvolvido de forma continuada, incentivando a prática esportiva pelos servidores públicos e comunidade em geral. “Nós vamos oferecer o auxílio de um profissional, duas vezes por semana, aqui na Praça dos Girassóis para aqueles que praticam atividades físicas por conta própria”, explicou o Secretário. E isso vai ocorrer a partir do dia 9 de setembro – quando a Sespo irá realizar caminhadas assistidas e aulas de aeróbicas na Praça da Esplanada dos Girasssóis – local onde a população já pratica esta atividade.

“Nós não podemos fazer exercícios físicos quando estamos doentes, mas sim cuidar da nossa qualidade de vida”, comentou Júnior.

Pela manhã aconteceu também a sessão de cinema infantil no auditório interno da Sespo com a presença de muitas crianças dos projetos sociais da Sespo como Escolinha Nilton Santos e Projeto Segundo Tempo, apresentação de Tai chi chikung. atividades de recreação, de aulas de artes marciais e dos atendimentos nas tendas dispostas no estacionamento. Teve também a1ª palestra no auditório principal, com o tema - A saúde pública e a qualidade de vida, palestrante doutor Cícero Guimarães; depois outra o palestra com o tema - Orientações para uma caminhada saudável, com o palestrante professor Mestre Alfredo Sosa Zamora . E a terceira palestra da manhã falou sobre - A Saúde da Família e o Educador Física, palestrante professor Willy Deivson Leandro da Silva.

Na tenda da Associação dos Amigos do Bem, as pessoas tiveram a oportunidade de mediar à pressão, a massa corporal e conhecer um pouco mais sobre saúde pública. O presidente da Associação dos Amigos do Bem, o odontólogo Cícero Guimarães ressaltou que o objetivo da entidade é incentivar as pessoas a mudar o estilo de vida para uma melhor qualidade, através de uma atividade física e reeducação alimentar.” Combatendo o maior problema da saúde pública do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, a OMS, a obesidade associada aos outros fatores de riscos, teremos uma melhor qualidade de vida” comentou o dirigente acrescentando ainda – “Nosso lema é venha fazer atividade física pelo amor e não pela dor”, finalizou Guimarães.

O evento está sendo organizado pela Secretaria Estadual do Esporte (Sespo), em parceria com a Ulbra, Associação dos Amigos do Bem, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria da Juventude, Corpo de Bombeiros, ATTM, Federação Tocantinense de Karatê e Quavi Produtos Alimentícios em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Sespo