Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Como forma de incentivar o artesanato local, bem como qualificar os artesãos tocantinenses, a Fundação Cultural do Tocantins desenvolverá importantes projetos na região do Jalapão, já a partir deste mês.

Entre os dias 16 e 19 de setembro, a FCT realizará a ação Gestão Participativa do Artesanato Tocantinense, em três municípios, atendendo cerca de 300 artesãos tocantinenses. A ação consiste na realização de pesquisa direta, com visitas in loco pelas equipes da instituição, com a finalidade de fazer um diagnóstico da realidade socioeconômica dos artesãos, bem como suas necessidades, para a elaboração de projetos na área do artesanato, realizando desta forma a gestão participativa. “Esta iniciativa além de nos proporcionar maior conhecimento da situação real dos artesãos da região do Jalapão, visa estabelecer ações conjuntas no sentido de enfrentar os desafios e potencializar as oportunidades para o desenvolvimento do setor artesanal, gerando também oportunidades de emprego, ocupação e renda, bem como estimular o aproveitamento das vocações regionais”, ressaltou o presidente da FCT, Diomar Naves.

A ação de Gestão Participativa do Artesanato Tocantinense terá início às 8h do dia 16, na cidade de São Félix, e às 14h, no Povoado do Prata. No dia 17, o mapeamento será realizado em Mateiros, às 14h. No dia 18, os técnicos da FCT estarão no Povoado do Mumbuca, às 8h, e dia 19, na cidade de Novo Acordo, às 14h. Todas as atividades serão realizadas nas sedes das associações de artesãos locais.

Segundo a coordenadora de Projetos da Fundação Cultural, Karoline Galli, com o diagnóstico dos artesãos em mãos a FCT poderá elaborar projetos e participar de editais abertos no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, nas áreas de capacitação de artesãos e multiplicadores, atendendo, assim, a demanda conforme a realidade do Estado.

Inventário

Além da Gestão Participativa, com o mapeamento dos artesãos da região do Jalapão, a Fundação Cultural do Tocantins, após um ano de trabalho, entregará, no dia 17 de setembro, à população do Povoado de Mumbuca, município de Mateiros, o resultado do Projeto Capim Dourado – Trançando a Tradição, que consiste no inventário do saber fazer dos artesãos de Mumbuca, no que diz respeito à arte de costurar o capim dourado e transformá-lo em peças artesanais. A cerimônia de entrega será feita às 18h30, na sede da Associação dos Artesãos e Extrativistas do Povoado Mumbuca.

Fonte: Ascom FCT