Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Mais 89 famílias de trabalhadores rurais sem terra serão assentadas no Tocantins com a instalação do Projeto de Assentamento Fortaleza I, localizado nos municípios de Talismã e Alvorada. Com a publicação da portaria de criação do projeto, na edição desta segunda-feira (20/09) do Diário Oficial da União, o Incra fica autorizado a realizar a seleção e a homologação das famílias cadastradas.

O novo projeto será implantado na Fazenda Agropecuária Estrela, com área de 3.702 hectares, desapropriada por não cumprir sua função social, beneficiando agricultores familiares indicadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alvorada.

Após a seleção e a homologação das famílias cadastradas, o Incra realizará discussões sobre a elaboração de plano de desenvolvimento da área e a concessão de créditos às famílias selecionadas. Cada família receberá recursos do Programa de Crédito Instalação no valor de até R$ 27 mil para garantir a segurança alimentar, o início das atividades produtivas e a construção de casas. O investimento inicial na instalação dessas famílias será de R$ 2.403.000,00. Outros investimentos também serão realizados na demarcação das parcelas, contratação de assessoria técnica e aberturas de estradas a fim de promover o desenvolvimento do projeto.

Com a criação deste novo projeto, o Tocantins alcança a marca de 367 assentamentos, com mais de 23 mil famílias beneficiadas pelo programa de reforma agrária. O Superintendente Regional Substituto do Incra em Tocantins, Ruberval Gomes da Silva, destaca que a reforma agrária é uma política importante de desenvolvimento que gera emprego e renda, garante segurança alimentar e cria condições de desenvolvimento para as famílias assentadas.

Fonte: Assessoria de imprensa MDA/Incra