Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Rodolfo Ward

Os pesquisadores do NUTA - Núcleo Tocantinense de Arqueologia, ligado à área de Pesquisa da Unitins - Fundação Universidade do Tocantins, estiveram em Barra do Ouro e Palmeirante, nos últimos dias 15 e 16, para divulgar relatórios de pesquisa referentes ao Programa SALTESTREITO. Junto à apresentação do material identificado pelos pesquisadores naqueles municípios, houve também palestras de Educação Patrimonial direcionadas aos professores da rede municipal e estadual de ensino, com o intuito de fomentar a preservação desses elementos culturais.

O programa SALTESTREITO é um convênio firmado entre a Unitins e o Ceste – Consórcio Estreito de Energia para realizar o levantamento e salvamento arqueológico, paleontológico, cultural, histórico e paisagístico nas Áreas de Influência direta e indireta da UHE Estreito. As pesquisas abrangem doze municípios, sendo dois deles pertencentes ao Estado do Maranhão (Estreito e Carolina).

As pesquisas acontecem desde 2008 e já identificaram 73 sítios arqueológicos na área de influência do empreendimento, com gravações e pinturas rupestres, elementos líticos (feitos de pedra) e em cerâmica e até urnas funerárias. Os sítios estão sendo estudados e o material encontrado, resgatado e arquivado em laboratório para análise e registro junto ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Nas duas cidades visitadas na última semana, os pesquisadores da Unitins identificaram os seguintes tipos de Patrimônio: Histórico Cultural, Arqueológico, Paisagístico, Natural e Paleontológico.

Atividades

A programação nas duas cidades incluiu apresentação de vídeos sobre o patrimônio encontrado, momentos culturais, dinâmicas com a participação do público participante e ciclo de palestras sobre Arqueologia, Paleontologia e Patrimônio Histórico-Cultural. O reitor da Unitins, André Luiz de Matos Gonçalves não pode comparecer, mas foi representado pela Diretora de Pesquisa Agropecuária da Unitins, Andréa Cristina Thoma.

“Esse é um trabalho de extensão importantíssimo para a Universidade, porque nele, a Unitins devolve à comunidade o conhecimento daquilo que foi encontrado e estudado aqui”, ressaltou Andréa. “O nosso intuito é que vocês possam se tornar multiplicadores desse conhecimento e preservação”, ressaltou a coordenadora do NUTA, Antônia Custódia Pedreira, também presente no evento. Em Barra do Ouro, o vereador Aldenir Souza representou a prefeitura municipal e em Palmeirante, o representante do prefeito foi o vereador Adiel Feitosa.

Debates

Os pesquisadores da Unitins, Crisvanete Aquino, José Mendes e Juliana Ferraro foram os responsáveis por abordar os temas Arqueologia, Paleontologia e Patrimônio Histórico-Cultural, respectivamente, durante o ciclo de debates. As palestras foram apresentadas em ambos os municípios.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Unitins