Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Segue até sexta-feira (08), na sede do Incra em Tocantins, a exposição de artesanato em tecido da assentada Maria da Conceição. Entre seus trabalhos, o público poderá encontrar bonecas de pano, travesseiros, cestinhas para recém-nascidos, chaveiros, cortinas, peso de porta e outros artigos de decoração. Iniciada nesta quarta-feira (6), a exposição é aberta à visitação geral, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, em Palmas.

A artesã é assentada no Projeto de Assentamento Santa Tereza, localizado no município de Ponte Alta do Tocantins. Na parcela onde mora, ela trabalha com a criação de aves, o cultivo de horta e dedica boa parte do tempo ao artesanato, que hoje garante renda mensal média de um salário mínimo.

Maria da Conceição trabalha com artesanato há 15 anos, mas desde que foi assentada, em 2006, ampliou a produção de artigos em tecido para comercialização. Neste período, participou também de curso de biojóias, realizado por meio do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates). Investiu ainda parte dos recursos do Programa de Crédito Instalação, na modalidade fomento, no valor de R$ 500, na compra de matéria-prima para confecção de artesanato em capim dourado. Agora, está investindo na produção de produtos estéticos elaborados a partir do mel, como xampu, condicionador, creme hidrante, sabonete e anti-séptico bucal.

Os produtos são comercializados por meio da Associação das Produtoras Rurais dos Projetos de Assentamento Santa Tereza e Santo Onofre, que reúne 45 trabalhadoras rurais assentadas no município de Ponte Alta do Tocantins. As associadas trabalham com a produção de artesanato em capim dourado e tecido, biojóias, doces e conservas, como fonte complementar de renda em suas parcelas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Incra