Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Tocantins encerrou no último dia 30 de setembro, a segunda etapa nacional de vacinação contra a poliomielite ultrapassando a meta estipulada pelo MS – Ministério da Saúde que era de 95%. A SesauSecretaria de Estado da Saúde juntamente com as secretarias municipais de saúde vacinaram 122.543 crianças de 0 a 4 anos, que correspondem a 96,63% dessa população em todo o Estado.

Desde o dia 14 de agosto, a coordenação estadual e as equipes municipais de imunização têm trabalhado em todo o Estado, tanto nas zonas urbanas como nas rurais para administrarem a segunda dose da vacina, que efetiva a imunização destas crianças contra a paralisia infantil, erradicada do Brasil há mais de 16 anos, conforme certificação internacional emitida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

A doença é causada e transmitida por um vírus e a contaminação se dá principalmente por via oral.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesau