Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A capital tocantinense receberá recurso de R$ 830 mil proveniente do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O convênio será assinado pelo prefeito Raul Filho (PT) no Ministério da Justiça no próximo dia 15 e possibilitará a estruturação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) na capital.

A assinatura está marcada para às 15h, e contará também com a presença da secretária-executiva do GGIM, Subinspetora Sandra Letícia Thomazi Bordin, como testemunha.

O recurso será investido na estruturação do GGIM, especificamente no espaço físico com salas de reuniões, gabinetes, entre outros, e ainda na aquisição de 20 câmeras de monitoramento a serem instaladas em Palmas.

A proposta do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) é articular ações de segurança como as de natureza social e preventiva, atuando nas raízes socioculturais da violência e da criminalidade e fortalecendo os laços com a comunidade e as parcerias com as famílias, sem abrir mão das estratégias para manter a ordem social. A iniciativa do Ministério da Justiça traz inovação na área de Segurança Pública, sendo que Palmas aderiu ao Pronasci no final de 2009.

Entre os projetos do Pronasci está o GGIM, em que há a mobilização comunitária e policial, realizando articulação entre diferentes forças de segurança como policiais civis e militares, bombeiros e guardas municipais e a organização de atividades com o apoio de equipes multidisciplinares (assistentes sociais, psicólogos, educadores, comunicadores e pedagogos. O GGIM é a primeira etapa do Pronasci, a partir dele serão identificados os projetos a serem implementados no Município.

No programa são oferecidas mais de 90 ações de caráter preventivo e repressivo, integrando a União, os Estados, os municípios e diversos setores da sociedade. Para o desenvolvimento do Programa no país, o Governo Federal investirá R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012.

Da redação com informações do Ministério da Justiça