Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No início da noite desta quarta-feira, 13, os bancários do Tocantins reuniram-se em assembléia, na sede do SINTEC-TO, em Palmas para votarem a proposta de reajuste salarial da categoria feita pela Fenaban – Federação Nacional dos Bancos na última segunda-feira, 11, de 7,5%.

Os bancários abriram votação em separado para cada uma das propostas de reajuste apresentadas pelos Bancos. O resultado final foi a retomada das atividades a partir desta quinta-feira, 14. Somente o Banco da Amazônia continua as negociações já que rejeitou o reajuste de 7,5%

Sobre a greve

Após realização de assembléia na sede do SINTEC-TO, em Palmas, no dia 28 de setembro os bancários do Estado do Tocantins votaram pela realização da greve. A categoria solicita um reajuste salarial de 11%, maior participação nos lucros e melhores condições de trabalho. A primeira proposta de reajuste feita pelos banqueiros foi de apenas 4,29%. Dessa forma, por meio de votação secreta, a categoria decidiu pela paralisação das atividades bancárias.

Abrangência da greve no Tocantins e no Brasil

Em todo o Tocantins são 103 agências bancárias dentre bancos públicos e privados (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Bradesco, Itaú Unibanco, Banco Real, HSBC), somando um total de mais de 1200 bancários. Só na Capital existem 15 agências. A paralisação deste ano somou mais de 50 agências fechadas no interior do Estado e Capital.Em todo o Brasil os trabalhadores fecharam mais de 8.280 agências nos 26 estados e no Distrito Federal. Esse número representa um aumento de 557 unidades em relação ao dia anterior e ultrapassa em 114% as 3.864 agências paralisadas no início da mobilização, em 29 de setembro. Também foram fechados centros administrativos de todos os bancos.A greve já é considerada a maior dos últimos 20 anos, superando a de 2009, quando os bancários paralisaram 7.222 unidades no dia de maior pressão do movimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sintec