Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em entrevista ao Conexão Tocantins na manhã desta quarta-feira, 20, o deputado Iderval Silva, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, afirmou que participará da reunião entre o governador e os deputados estaduais para tratar da Lei de Diretrizes Orçamentárias, nesta noite. Na ocasião, o deputado não descartou a possibilidade de a própria bancada governista apresentar propostas de emenda à Lei.

De acordo com Iderval, todas as opiniões dos governistas serão debatidas no encontro com o governador e qualquer decisão sobre emendas, será tomada em bloco. “Nós vamos nos reunir hoje e, se houver alguma emenda, será de consenso de todos”, completou.

Contudo o deputado afirmou que, mesmo que hajam propostas para alterações na lei na votação da próxima semana, não deveram ser de grande relevância nos valores apresentados na LDO. “Algumas emendas poderão ser apresentadas. Tenho a impressão de que, se forem, vão mudar pouca coisa”, informou.

Sobre oposição

Com relação à informação de que a bancada oposicionista estaria tentando reduzir o aumento no repasse aos poderes Legislativo e Judiciário, o líder do PMDB na Al desconsiderou. “Só se for quanto a outros órgãos. Não acredito que algum deputado queira jogar contra ele próprio”, ressaltou. O deputado ainda lembrou que no último ano, quando a proposta foi apresentada no parlamento, “todos os deputados foram favoráveis ao aumento”.

Elevando as críticas à oposição, Iderval afirmou que os deputados da bancada contrária ao governador deves ter “outras pretensões” num próximo governo que se aproxima.

Sobre as alegações do deputado José Geraldo (PTB), que informou, em entrevista, que este não seria o momento oportuno para se aprovar uma alteração no orçamento do Estado, o peemedebista afirmou que é necessário diferenciar os três poderes. “A Assembleia é a Assembleia. O governo é o governo. Nós temos que ter nossa independência”, completou, destacando a importância de a Casa de Leis ter sua “autonomia financeira”.

Coro de Stálin

De acordo com o deputado Stálin Bucar (PR), é importante que cada Poder haja sobre suas próprias responsabilidades. “O Executivo tem que cuidar do Executivo”, completou.


O deputado, que é de partido aliado ao governador eleito Siqueira Campos (PSDB), mas fez parte da base de Carlos Gaguim (PMDB) durante a campanha eleitoral, afirmou que pretende participar da reunião entre o governador e sua bancada na noite de hoje. “Eu vou participar da reunião e nós vamos aprovar a lei na íntegra”, afirmou.