Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O Partido da República realizou o I Encontro de Filiação PR Mulher, na noite do último sábado, 2, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins em Palmas/TO. Durante o encontro o presidente do PR Metropolitano da capital e ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, defendeu a inclusão política em todos os setoriais partidários, para uma melhor distribuição do poder e desenvolvimento das questões de Saúde, Educação e políticas públicas de Assistência Social. O ex-prefeito que é pré-candidato a prefeito da capital fez o discurso na oportunidade.

Raul Filho, disse ainda, acreditar na participação feminina e convidou-as a filiarem-se no Partido da República. “Temos que buscar caminhos e transmitir conhecimento, para atrair o envolvimento das mulheres no partido”, destacou.

O deputado federal Vicentinho Junior (PR) elogiou as mulheres do partido em todo o Tocantins e a articulação desenvolvida pela liderança de Raul Filho e da ex-primeira dama, Solange Duailibe. “Como está brilhante o PR no Tocantins. Cada evento que participo, vejo aumentar o sentimento de envolvimento das classes e setoriais, com distribuições justas entre mulheres e homens”, refletiu.

A articulação e liderança da suplente de deputada estadual, Solange Duailibe, com toda sua história como protagonista e representante mulher na política tocantinense, foi motivação para pré-candidatas e novas filiações no partido. “Inspiração para todas nós que buscamos o empoderamento das mulheres e espaço na política”, definiu a psicopedagoga e pré-candidata a vereadora em Palmas pelo Partido da República, Tiana Bandeira, testemunhando ainda a decisão de participar da política depois de conhecer o trabalho da ex-deputada. “O projeto “Mamãe a Bordo” que contemplou mulheres tocantinenses, idealizado pela deputada Solange, foi um programa de políticas públicas com efeito positivo”, finalizou.

Solange Duailibe explicou com um pouco mais de clareza a função do projeto “Mamãe a Bordo”. “O Programa beneficiou mães e bebês de baixa renda, com transporte seguro para casa, cesta alimentícia e enxoval completo”, relembrou a ex-deputada.

A pedagoga e consultora educacional, Priscila Freitas, 35, foi uma das novas filiadas que considerou a decisão de ser membro de um partido como o primeiro passo para a inclusão política. “Pretendo futuramente me candidatar em uma função política. Acredito que, ainda podemos reverter a situação dessa crise em nível nacional. Vou começar a fazer minha parte, só ficando em casa ou pela internet eu não posso contribuir”, confirmou Priscila.

A presidente da comissão provisória do PR Mulher da Capital, Luana Rocha, relembrou dados de violência contra as mulheres no Estado. Ela afirmou que isso motivou a assumir o compromisso frente à política feminina do partido. “Foi depois de ver casos divulgados pela imprensa, que nossa capital Palmas, possui o maior índice de violência doméstica da região Norte. Já o Tocantins, é o 2º em violência contra a mulher - proporcionalmente - segundo o Ministério da Justiça”, frisou.

Convenções 2016

O deputado federal Vicentinho Jr. tocou no assunto sobre a decisão da Prefeitura de Palmas, em não autorizar o pedido feito oficialmente e protocolado pelo Partido da República, para reservar a liberação do Ginásio Ayrton Senna em Taquaralto, para as convenções 2016.

Em seu discurso, o deputado confrontou e cobrou uma resposta oficial para a negativa. “Negar para o PR, uma das mais fortes futuras coligações e que está liderando as pesquisas nas eleições em Palmas, é perseguição política. Vamos cobrar uma resposta coerente para essa negativa de um espaço público e que solicitamos de acordo com a lei eleitoral”, esclareceu Vicentinho Junior.

Professor Adail Carvalho

O ex-reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Professor Adail Carvalho esteve presente no evento e demonstrou simpatia ao projeto do Partido da República. Ele já disputou como candidato a prefeito de Palmas, em eleições passadas, e também a uma vaga como deputado na Assembleia Legislativa do Tocantins. “Cada um tem sua missão, e a do Raul Filho, é ser mais uma vez prefeito de Palmas”, declarou Adail que é filiado ao PSDC.


Outro líder político do cenário tocantinense que esteve presente foi o ex-deputado estadual Iderval Silva (PR), que compareceu no evento para prestigiar as mulheres republicanas da Capital.