Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Em ação conjunta, o Consórcio Estreito Energia – Ceste, empreendedor da Usina Hidrelétrica Estreito, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins – Senar, iniciaram em Filadélfia-TO, o curso de capacitação do Programa “Negócio Certo Rural”, que é voltado para produtores rurais, suas famílias, jovens e trabalhadores do meio rural.

Com a proposta de auxiliar os produtores na gestão de suas propriedades e fomentar o empreendedorismo rural, por meio da capacitação, o Programa “Negócio Certo Rural” está sendo aplicado em todo o Estado do Tocantins, fruto de uma parceria com o Sistema CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil/Senar e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae-TO.

Em Filadélfia, um dos municípios da área de abrangência da UHE Estreito, o treinamento do “Negócio Certo Rural” também conta com a parceria do Ceste, que executa na região o Plano de Oportunidades de Negócios, cujo objetivo é fomentar o empreendedorismo, promovendo o desenvolvimento sustentável nos municípios compreendidos pela Usina, visando aproveitar as inúmeras oportunidades que deverão surgir após a formação do futuro lago.

Para a Gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani, o treinamento realizado em parceria com o Senar contribui, significativamente, com a execução do Plano de Oportunidades desenvolvido pelo Consórcio. “Queremos, junto com o Senar, dar suporte para que os produtores de Filadélfia possam elaborar seus planos de negócios”, afirma.

Com duração de 36 horas, sendo 30 horas em sala de aula e 6 horas de consultoria, o curso do Programa “Negócio Certo Rural” será realizado de 15 em 15 dias. A capacitação é dividida em cinco módulos cujos temas são: “Encontrar uma idéia de negócio”, “Verificar sua viabilidade”, “Formalizá-lo”, “Organizá-lo e administrá-lo” e “Promover o relacionamento com o mercado”.

Aproximadamente 15 pessoas participam do treinamento oferecido em Filadélfia, como o senhor Paulotanhas Batista dos Santos, Presidente da Associação Comunitária Beneficente de Filadélfia – Acombef, que atualmente está desenvolvendo projeto para fabricação de doces feitos com polpas de frutas nativas. “Creio que esse treinamento vai nos ajudar bastante, pois mostra como empreender o negócio desde a plantação até a fabricação do produto”, ressalta.

Na abertura do curso em Filadélfia, a instrutora do treinamento, a Gerente de Educação Profissional do SENAR, Sirlene Andrade, lembrou que a parceria com o Ceste vem desde a identificação dos projetos prioritários na região para elaboração do Plano de Oportunidades de Negócios. “Como já participamos do processo de elaboração do Plano de Oportunidades para a área de abrangência da UHE Estreito, entendemos que o Programa Negócio Certo Rural também poderia somar com o Plano, pois é voltado ao planejamento e administração de negócios”, disse durante o primeiro dia do treinamento, lembrando aos participantes que eles receberão consultoria e poderão até sair com um plano de negócio pronto.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ UHE Estreito