Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Os motoristas gurupienses poderão passar por uma Inspeção Veicular Gratuita (IVG) neste sábado (06), na 13º Fenesul, a partir das 8 horas da manhã. A ação é uma realização do Núcleo de Reparadores Automotivos de Gurupi em parceira com o Sebrae e a Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig). O objetivo desta ação é despertar a atenção dos motoristas para a importância da manutenção preventiva dos veículos, onde técnicos farão checagem totalmente gratuita de diversos itens mecânicos e de segurança.

A inspeção tem duração de quinze minutos. Vinte mecânicos especializados serão divididos em equipes para realizarem a verificação de itens fundamentais para a segurança e o bom funcionamento dos veículos em Gurupi.

Entre esses itens destacam-se o estado de correias, suspensão, embreagem, equipamentos obrigatórios, sinalização, motor e sistemas complementares, palhetas de pára-brisa e vidro traseiro, freios e iluminação, entre outros.

Além disso, a iniciativa contribui para uma maior segurança no trânsito por meio da manutenção preventiva dos veículos, além de minimizar os efeitos nocivos da emissão de gases poluentes o meio ambiente. "A intenção dos participantes do núcleo é criar uma nova cultura na cidade, mostrando aos condutores a importância de fazer a prevenção dos veículos tanto para a segurança, quanto para o bolso e para o meio ambiente”, destaca a coodernadora da participação do Núcleo Regional Sul (NRS) na Fenesul, Maria Natividade Barbosa.

Ao final da inspeção, será emitido um laudo informando quais itens do veículo precisam ser reparados. "Dessa forma, o proprietário do veículo poderá conhecer os riscos e os supostos problemas mecânicos antecipadamente”, relata o mecânico, Wanderley Lucas Bezerra.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sebrae