Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Passamos a vida inteira aprendendo. Pensando nesse processo ininterrupto de aprendizagens, a UNITINS, instituição com reconhecido know-how em ensino presencial e não presencial, elaborou um projeto de extensão para formação continuada de professores atendendo a uma demanda da SEDUC.

Esse projeto teve início em outubro de 2010 e será concluído em abril de 2012; envolve 2500 professores da rede pública estadual de ensino e tem como eixo formativo a abordagem de Metodologia, Interdisciplinaridade, Transversalidade e Currículo em uma perspectiva de formação continuada. A carga horária total é de 180 horas, distribuída em quatro módulos, organizados em momentos presenciais, momentos de presencialidade virtual e momentos de vivência no local de trabalho do professor cursista.

O primeiro módulo cumpriu uma carga horária presencial com a temática Gestão da sala de aula e a capacitação para a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de 66 turmas, sendo: 9 turmas na cidade de Araguaína, 4 em Araguatins, 3 em Tocantinópolis, 9 em Colinas, 9 em Palmas, 7 em Paraíso, 9 em Porto Nacional, 10 em Gurupi e 6 em Dianópolis, qualificando professores de todo o Estado. Encontra-se em execução o período de atividades pedagógicas a distância, durante este mês de novembro.

Os consultores docentes que ministram essa formação são mestres e doutores da Fundação Universidade do Tocantins Unitins e da Universidade Federal do Tocantins – UFT, sob a coordenação das professoras Martha Holanda, Beth Toledo, Marinalva Barros e Lily Sany Leite, da Unitins.

Segundo avaliação dos cursistas, essa formação veio ao encontro das suas necessidades teórico-metodológicas no processo de crescimento profissional, superando suas expectativas tanto em relação ao conteúdo, quanto ao formato, bem como à capacidade dos ministrantes.

Este é o início da execução de um grande e importante projeto de extensão de nossa Universidade. Por meio dele, a Unitins demonstra o potencial que tem em formação continuada, nas modalidades presencial e a distância, utilizando dispositivos tecnológicos digitais.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Unitins