Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Conselho Estadual de Cultura realiza nesta quarta-feira, 12, a primeira reunião ordinária da atual composição. O encontro está marcado para acontecer às 14 horas no Museu Histórico do Tocantins – Palacinho. Na pauta da reunião, está a escolha do vice-presidente e secretário executivo do Conselho, a posse dos conselheiros que ainda não foram empossados e a apresentação das proposições sobre o lançamento dos editais estaduais, que será feita pelo Departamento Estadual de Cultura da Secretaria Estadual da Educação e Cultura.   

Criado em 1989, logo após a criação do Tocantins, o Conselho Estadual de Cultura tem o papel de ser o elo entre a sociedade e o poder público na construção das políticas culturais.  Esta gestão do Conselho, empossada no dia 16 de maio e que fica no cargo até 31 de dezembro de 2015, foi eleita pelos tocantinenses de forma inédita. Todos os interessados puderam escolher os membros dos segmentos artísticos e culturais de maneira eletrônica, votando on line.

Compõem o Conselho membros da Secretaria de Defesa Social; da Secretaria da Educação e Cultura; da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; da Secretaria do Trabalho e Assistência Social; da Agência de Desenvolvimento Turístico; da Fundação Cultural; da Fundação Universidade do Tocantins; e da Assembleia Legislativa. Representantes de vários segmentos artísticos também integram o Conselho, que englobará as artes cênicas, as artes plásticas, as comunidades dos povos indígenas, comunidades negras e quilombolas, culturas populares, música, literatura, artesanato, audiovisual e patrimônio cultural material e imaterial.

O Conselho Estadual de Cultura é presidido por Marinalva Barros, representante da UFT. “Vejo que toda gestão é um desafio, pois a cultura é um processo em construção, sujeita a avanços, retrocessos, e muita luta. No caso específico dessa gestão que se inicia, há muito trabalho a ser feito pelo Conselho, uma vez que ele deve se caracterizar como um espaço de representação social para discussão, acompanhamento, validação das políticas públicas destinadas à Cultura, e no Tocantins nesse momento há muito a ser feito a esse respeito”, ponderou a presidente. (Ascom/Seduc)