Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O governador eleito Siqueira Campos (PSDB) encaminhou nota de pesar lamentando o falecimento de Guilhermina Ribeiro da Silva, a Dona Miúda nesta quinta-feira, 1.

O tucano se referiu à artesã como amiga particular e disse que sempre foi admirador de seu trabalho com capim dourado. “Nessas minhas passagens pelo Mumbuca ouvia de Dona Miúda o sonho de fazer o Capim Dourado ser conhecido no Brasil inteiro e eu entendia que o Capim Dourado era a identidade cultural do nosso Tocantins”, disse o governador eleito.

Veja a nota na íntegra encaminhada pelo governador eleito Siqueira Campos:

Nota à Imprensa

Foi com grande tristeza que recebi a notícia do falecimento de Dona Guilhermina Ribeiro da Silva, minha amiga Dona Miúda.

Conhecia Dona Miúda há quase 40 anos, sempre admirando sua força para o trabalho, liderança e a alegria que contagiava a todos nós. Ela, precursora do artesanato com o Capim Dourado e eu Deputado Federal, comprava, no povoado do Munbuca, os chapéus por ela muito bem feitos. O brilho daqueles chapéus chamava a atenção e eu levava para Brasília onde distribuía entre os amigos.

Nessas minhas passagens pelo Mumbuca ouvia de Dona Miúda o sonho de fazer o Capim Dourado ser conhecido no Brasil inteiro e eu entendia que o Capim Dourado era a identidade cultural do nosso Tocantins.

Como Governador, pude possibilitar a realização deste sonho. Proporcionei a vinda da mundialmente conhecida revista Vogue ao Tocantins para divulgar o artesanato feito por Dona Miúda.Foi assim que o Brasil inteiro voltou os olhos para o Capim Dourado, o Jalapão e o Tocantins. Foi através do trabalho de Dona Miúda.

Devemos ter orgulho dela e da sua vida entre nós. Orgulho dos ensinamentos que deixou aos inúmeros artesãos pela habilidade de trabalhar com o capim dourado e de levar o nome do Tocantins e da região do Jalapão com brilhantismo e dignidade.

À família, meus sinceros sentimentos. À Dona Miúda, o meu muito obrigado e que Deus possa consolar nossos corações.

José Wilson Siqueira Campos

Governador eleito do Estado do Tocantins