Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) comemora o Dia Mundial da Diabetes, oferecendo testes gratuitamente, para a população, nesta sexta-feira, dia 12, na feira coberta da 304 Sul, a partir das 17 horas.

De acordo com Samuel Bonilha, secretário da Saúde, na feira, profissionais da Semus realizarão, além dos testes de glicemia, aferição de pressão arterial e avaliação do índice de massa corpórea. “Uma nutricionista também estará no local realizando avaliação clínica dos interessados e distribuindo materiais educativos com orientações de prevenção e diagnóstico da doença”, completa o secretário.

Prevenção

“O tema da campanha deste ano é Educar para Prevenir, por isso, nosso objetivo é ensinar a população, atitudes simples de prevenção ao diabetes. Uma doença silenciosa que vem acometendo cada vez mais pessoas”, alerta Adriana Victor Lopes, Diretora de Atenção a Saúde. Cerca de 2400 diabéticos são atendidos pelas Unidades de Saúde da Família da Capital.

“Incluir frutas, verduras, legumes e grãos com regularidade na alimentação, evitar alimentos gordurosos, reduzir o consumo de sal, doces, bebidas alcoólicas, não fumar, verificar periodicamente a glicemia e praticar exercícios físicos com regularidade são algumas das recomendações, para prevenir o diabetes”, explica Sabrine Messias, enfermeira responsável pela Área de Técnica de Hipertensão e Diabetes da Semus. .

Predisposição

Alguns fatores também contribuem para o aumento da predisposição ao diabetes como: excesso de peso, colesterol alto, alimentação inadequada, sedentarismo, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes gestacional ou mulheres que tiveram filhos com peso superior a quatro quilos ao nascer, além de casos de familiares diabéticos.

Sintomas

Alguns dos sintomas do diabetes são fome excessiva (polifagia), desânimo, fraqueza, aumento da sede, demora na cicatrização de ferimentos, ganho ou perda de peso, visão embaçada, dores nas pernas. “Em alguns casos não há sintomas, principalmente em casos do diabetes tipo II”, explica Sabrine Messias

Manifestação

A principal característica do diabetes é a elevação da taxa de glicose (açúcar) no sangue. O Diabetes apresenta duas formas de manifestação. O tipo I manifesta-se principalmente em crianças e adolescentes; o tipo II acomete adultos, principalmente com excesso de peso. Existe ainda o chamado diabetes gestacional que aparece ou é detectado na gravidez que pode desaparecer após o parto.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Semus