Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária aprovou (23/11) requerimento da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) convocando o presidente do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Eduardo Pereira Nunes, para prestar esclarecimentos em audiência pública no Senado Federal que debaterá prováveis inconsistências no Censo Agropecuário de 2006.

A convocação foi feita depois que o presidente do IBGE negou-se a vir ao Congresso Nacional, mesmo tendo recebido três convites. Entre as datas para realizar a reunião, a Comissão de Agricultura disponibilizou 23 de março, 27 de abril e 23 de novembro, porém o presidente Eduardo Pereira Nunes, declinou todos os convites alegando outros compromissos. A senadora disse ser necessário "cometer a indelicadeza de convocação", uma vez que o presidente do IBGE "não tem encontrado espaço em sua agenda" para comparecer à comissão e explicar denúncias de equívocos no Censo Agropecuário.

Para a audiência, prevista para o início de dezembro, foram convidados Rodolpho Hoffmann, professor de economia da Unicamp, Inez Vidigal Lopes, professora da FGV- Fundação Getulio Vargas, o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes e um representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA.

Quando convocado pelo Poder Legislativo, o convocado é obrigado a atender, sob pena de crime de responsabilidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senadora Kátia Abreu (DEM)