Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A última edição de 2010 do Cinema & Literatura da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) será realizada nessa segunda-feira, 6, às 19h, no auditório da Instituição, em Palmas. Dessa vez, o programa traz para a tela da Unitins Os Maias, minissérie adaptada do romance homônimo de Eça de Queirós, que foi exibida pela Rede Globo de Televisão, em 2001.

O projeto é uma idealização do núcleo de Letras e tem como objetivo criar um canal de debate sobre cinema e literatura, de forma contínua e aprofundada, trazendo, a cada edição, uma obra (livro e filme) e um convidado diferente apresentando uma análise. Nessa edição, serão utilizadas cenas da minissérie. O trabalho será apresentado pela acadêmica de Letras, Mirelle da Silva Freitas, bolsista Unitins/Pivic, sob a orientação da professora Denise Rocha.

“A obra relata a estória da família Maia ao longo de três gerações. O autor, ao mostrar o amor proibido de Carlos da Maia e Maria Eduarda, faz ácidas críticas à situação decadente de Portugal e à alta burguesia de Lisboa, no final do século XIX”, explica a professora Denise.

O auditório da Unitins possui modernas instalações com acomodação pra 180 pessoas. A entrada é franca e, por ser uma atividade ligada a Pós-Graduação e Extensão, o participante recebe certificado.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Unitins