Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Acontece neste sábado, 11, ação de conscientização sobre a coleta do lixo reciclável nas quadras 307 e 407 Norteem Palmas. A ação tem como objetivos esclarecer a população sobre a importância da separação do lixo e também sobre o papel dos catadores de materiais recicláveis como agentes ambientais. Todas as casas serão visitadas e seus moradores orientados sobre a separação do lixo sendo adesivadas com o selo “Amigo do Catador”.

A ação proposta pelo Núcleo de Economia Solidária da Universidade Federal do Tocantins (NESol/UFT) juntamente com outras ações propostas pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas (ASCAMPA) vai possibilitar que a comunidade conheça e intervenha no Plano Municipal de Resíduos Sólidos a ser construído em 2011.

Para tanto já está previsto um projeto piloto de coleta seletiva em duas quadras da capital (uma na região norte e outra na região sul) onde um caminhão da prefeitura fará a coleta do lixo separado. Elevando Palmas a um novo patamar na questão da reciclagem do lixo.

A ação nas quadras da Região Norte conta com o apoio da Cooperativa de Catadores da Região Sul de Palmas (CCOPERAN), do Instituto de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos e Meio Ambiente (IDPDHMA), e da Comunidade Kolping de Palmas.

Agentes ambientais

A Ascampa é uma associação popular que existe desde 2005, conta com 69 catadores cadastrados, e luta para se manter no mercado de recicláveis objetivando também a conscientização das pessoas para a questão do lixo e o futuro do planeta.

Vestem a camisa de agentes ambientais e propõe para a comunidade o debate aberto e democrático. Como na 3ª Marcha por Justiça Ambiental e Coleta Seletiva, ocorrida no ultimo dia 24, onde foram recebidos em audiência pública pelo prefeito Raul Filho e pelo secretário do Meio Ambiente, José Hermes Damaso.

Segundo Raul Filho, a prefeitura está aberta ao diálogo com a categoria de catadores e o Plano Municipal de Resíduos Sólidos será discutido com toda a comunidade.

Plano de Resíduos Sólidos

Os Planos de Resíduos Sólidos são uma exigência da recém-aprovada Lei 12.305 de agosto de 2010. Além dos Planos Municipais e Estaduais, diretrizes do Plano Nacional servirão para Capacitar os servidores responsáveis pela coleta seletiva, incluindo-se ai a inclusão social dos Catadores que, hoje, são bastante marginalizados.

Fonte: Dicom UFT