Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

No final de semana o secretário interino da Saúde, Arnaldo Alves Nunes, fez uma visita ao Hospital Regional de Araguaína, onde se reuniu com coordenadores, gerentes e diretoria da instituição, representada pelos diretores Alberto Gomes - administrativo e Claudivan de Abreu - clínico. A reunião aconteceu sábado, às 15h, no auditório do hospital.

A visita teve um tom informal, foi fruto de um pedido do secretário de ter um momento com os gestores para se apresentar diretamente a eles e falar de suas metas e expectativas à frente da Secretaria de Estado da Saúde – SESAU.

“É importante que todos saibam que não assumimos interinamente a secretaria para desfazer nada do que está sendo feito. Nosso papel será de dar continuidade ao que está dando certo, promover melhorias e se possível inovar em nossas ações”, enfatizou o secretário ao iniciar seu pronunciamento.

Arnaldo Alves Nunes discorreu de maneira geral sobre diferentes temas, sempre ressaltando o espírito de sua gestão. “Vamos trabalhar primeiro com a perspectiva de cuidar das pessoas, de obter resultados que serão aferidos e valorizados, de produtividade baseada não somente na quantidade mas na qualidade e de promover a ciência, investindo na atualização de equipamentos, conhecimento, treinamento e pesquisa.”

Construção do novo hospital de Araguaina

Sobre a construção do Hospital Geral de Araguaina (HGA), o secretário lembrou que o Governador Siqueira Campos já assinou ordem de serviço para a escolha da área, antecipando que já existe um projeto da obra. “De concreto, sabemos que o hospital será construído, não sei se da forma como ele está esboçado, porque o projeto será reavaliado”.

O que se pretende de fato é analisar o projeto para saber se ele atende a demanda da região, tanto no tipo de atendimento que será oferecido, especialidades e capacidade.

HGP

Sobre os serviços de saúde na capital Palmas, Arnaldo Nunes falou da necessidade de construção de um hospital de urgências, um pronto atendimento, para desafogar o Hospital Geral de Palmas (HGP), que deveria atender apenas pacientes referenciados.

Para contornar o problema e proporcionar uma melhora nos serviços, enquanto não se constrói a nova unidade de saúde, a opção será de reformular o Pronto Socorro do HGP, que será ampliado. O projeto prevê a construção de 180m² de área, com aumento do número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e criação de leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários).

Reunião com responsáveis pela FMT e HDT

Ao final da reunião, o secretário se reuniu com o presidente da Fundação de Medicina Tropical (FMT), Eric Luís Rodrigues de Sá e com a diretoria do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), representada por Hilário Fábio – diretor geral, Nelson Gonçalves - diretor administrativo e Alexsandra Rossi diretora- Técnica.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Sesau