Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Macos Vinicius do Amaral

Foto: Macos Vinicius do Amaral

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) faz palestras sobre medidas preventivas contra o mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue, e suas fases de evolução, nesta segunda-feira, 7, às 16 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Aureny III, à Rua 32, quadra 136, lote 26.

O público-alvo da palestra são beneficiários do Programa Bolsa Família residentes no setor. “Queremos informar e buscar o envolvimento da comunidade. Todos somos responsáveis nessa luta contra o mosquito da dengue”, explica Samuel Bonilha, secretário da Saúde da Capital.

Demonstração

Durante a palestra, técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também apresentarão recurso audiovisuais como ilustração dos maus hábitos que podem desencadear a transmissão da dengue para dezenas de pessoas. O Laboratório de

Entomologia do CCZ estará disponível no local para demonstração dos ciclos de desenvolvimento do Aedes aegypt.

Infestação

Equipes de controle a endemias do CCZ, em levantamento recente constataram índice de infestação de 3,17% para o setor, percentual considerado alto. “O ciclo de vida do mosquito é extremamente rápido. Após a postura do ovo, em sete dias, o mosquito já bate asas. Por isso, é extremamente importante que, durante o período chuvoso, todos vistoriem sua residência cotidianamente”, alerta José Luiz Peres, supervisor geral de endemias da Região Sul.

Fonte: Ascop