Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A direção do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos dos Girassóis de Palmas manifestou através de nota a posição relacionada a noticia dada na sexta-feira 11, pela a presidente da Fundação Cultural de Palmas, Kátia Maia Flores, que não vai ter programação de Carnaval este ano em Palmas.

A decisão foi avaliada pelo grupo como resultado da falta de planejamento. O grupo vai se reunir com os oito presidentes das agremiações nesta segunda-feira, às 15 horas na Fundação Cultural de Palmas. Um dos assuntos é a avaliação da noticia.

Veja a nota encaminhada:

“Tristeza e alegria juntas”

É possível captar um misto de tristeza e alegria pela não realização. Se por um lado os amantes do carnaval estão tristes, aqueles que torciam o nariz para os gastos com o carnaval estão contentes.

E a vida segue como na letra de um samba de autoria de Nilton de Souza – “Tristeza, por favor, vai embora, a minha alma que chora está vendo o meu fim”, Ribeiro.

A nossa agremiação, estava bastante animada para desfilar na avenida com muito samba no pé, mulheres bonitas e muita animação, com um samba-enredo, contagiante homenageado o humorista Arnaud Rodrigues e o Estado do Tocantins.

Depois de uma noticia dessa, sem a verba da subvenção para as agremiações fica muito difícil irmos para a avenida. Entendemos que a capital passa por uma demanda de dificuldade, a dengue se alastrando, ruas emburacadas, saúde abalada e a segurança comprometida, apesar do esforço do poder público municipal que ainda não conseguiu abolir totalmente apenas paliativamente.

Entendemos também que as agremiações, a Cocar e a prefeitura tem sua parcela de culpa neste episodio, não houve planejamento e sim acomodação, tinha que haver uma discussão ampla, para o Carnaval 2011. “Temos que acabar com este vicio, todo ano a mesma penitência, temos que encontrarmos soluções, no sentido de viabilizar o carnaval através de projeto audacioso e sério, para as próximas edições dos Carnavais, até mesmo criar uma liga carnavalesca séria para o fortalecimento das agremiações e resgatar o Carnaval, valorizando as escolas de samba.

Uma sugestão da GRESUG para o carnaval é a criação do Fórum de Carnaval em 2011, instrumento amplamente discutido pela classe carnavalesca durante os encontros do Fórum de Carnaval nas regiões de Palmas.

O Fórum de Carnaval é um canal de diálogo aberto para a apreciação conjunta de propostas, projetos e ações públicas referentes ao Carnaval de Palmas. A partir dele, poder público, classe artística e sociedade civil organizada passaram a discutir ampla e democraticamente todo o processo de construção do carnaval, numa busca coletiva por consensos. Desde então, o Fórum de Carnaval seria a cada ano, com o mesmo propósito. Dentro das sugestões que apresentamos, a construção de um local especifico para o carnaval e outros tipos de shows, a criação do Edital de Fomento as Agremiações Carnavalescas de Palmas, a fim de garantir que as próprias agremiações carnavalescas passassem a receber recursos públicos de forma direta.

Na capital tem oito agremiações; Eternamente Jovem, Império da Liberdade, Mocidade Independente, Mangueira Palmense, Palmas de Ouro, Novo Império, Rosas de Prata e Unidos dos Girassóis.

Atenciosamente

A direção do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos dos Girassóis de Palmas – GRESUG