Economia

Foto: Divulgação Reunião do Secretário Ernani Soares Siqueira com carnavalescos de Palmas Reunião do Secretário Ernani Soares Siqueira com carnavalescos de Palmas

O secretário da Indústria, do Comércio e do Turismo, Ernani Soares de Siqueira, e o subsecretário do Turismo, Lúcio Flavo, receberam nesta quarta-feira, 16, os representantes das agremiações carnavalescas de Palmas e receberam um projeto emergencial para a realização da festa, na Capital, este ano.

Na ocasião, o secretário colocou-se à disposição para buscar uma alternativa junto à classe empresarial do município. “Vamos colaborar no que estive dentro da nossa realidade”, frisou. Ernani Siqueira ainda pediu aos carnavalescos que façam um projeto das necessidades de cada escola, para que a Secretaria possa buscar recursos que fomente as próximas edições da festa mais popular do País. “É necessário que os blocos e as escolas de samba tenham um planejamento a médio e longo prazo, assim o Governo do Estado pode auxiliar e implementar ações que fortaleçam a categoria, como qualificação de mão-de-obra, parceiras com escolas de outros estados e com o poder público municipal”, ressaltou.

Dentro do projeto emergencial entregue ao secretário, está a Criação do Fórum de Carnaval 2011, instrumento amplamente discutido durante os encontros do Fórum de Carnaval nas regiões de Palmas e a realização do carnaval nas comunidades de origem das agremiações.

Segundo o presidente do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos dos Girassóis de Palmas (Gresug), Rogério Nascimento, no projeto consta a mudança do local da festa, que atualmente é realizada na Praia da Graciosa para a Avenida Teotônio Segurado, com o cruzamento da Avenida Palmas Brasil.

O presidente ainda falou sobre como pretendem fazer a festa. “Iremos fazer uma peregrinação em busca de apoio, para realização do carnaval 2011, em Palmas. Nossa intenção é pegar todo o material que já foi confeccionado e fazer um carnaval itinerante”.

Grêmios e Escolas

Palmas tem atualmente, oito agremiações carnavalescas: Eternamente Jovem, Império da Liberdade, Mocidade Independente, Mangueira Palmense, Palmas de Ouro, Novo Império, Rosas de Prata e Unidos dos Girassóis. Todas elas estiveram na reunião.

Fonte: Secom